Com o objetivo de alcançar melhor desempenho na área da saúde, muitos gestores de grupo de anestesia estão investindo em maneiras mais inovadoras de gerenciar os fluxos internos.

Na prática, o uso de tecnologia nesta área não é tão novo quanto parece. Os últimos anos aceleraram a adesão de ferramentas na saúde, especialmente no momento atual, marcado pela crise econômica e sanitária que assola o mundo. 

Para se ter uma ideia, de acordo com um levantamento realizado pela revista Medicina S/A, 85% dos centros médicos planejam investir em novas tecnologias. 

Por sua vez, 12% dos gestores desejam alcançar inovação na operação, 27% querem aprimorar a gestão interna e os resultados financeiros, enquanto 46% dos entrevistados desejam atingir melhor eficiência e garantir segurança dos pacientes.

Nesse cenário, uma opção que tem ganhado espaço no setor, especialmente para gerenciamento de grupo de anestesia, é o sistema de gestão empresarial. Mas, afinal, do que se trata essa ferramenta e quais os benefícios de adotá-la especificamente para uma instituição de saúde? 

Para responder esse questionamento, produzimos um conteúdo completo. Continue com a sua leitura e confira. 

10 benefícios de um sistema de gestão empresarial específico para grupo de anestesia 

Na prática, um sistema de gestão empresarial (também conhecido como ERP, sigla para Enterprise Resource Planning), é um recurso que permite integrar e gerenciar diversas informações de maneira efetiva.

Possuir uma ferramenta focada no setor da saúde viabiliza uma gestão ampla dos fluxos internos e melhor controle da equipe. 

Um sistema de gestão empresarial específico para grupo de anestesia permite que os gestores consigam administrar os colaboradores, atividades executadas, produtividade e as escalas de trabalho. 

Confira abaixo alguns benefícios de implementar essa ferramenta na sua instituição:

1 – Simplifica o registro dos atendimentos

Os processos manuais, geralmente realizados por meio de papéis, planilhas e documentos impressos, levam muito mais tempo para serem executados e, ainda, consomem mais recursos internos.

Nesse cenário, ao contar com um sistema de gestão específico para grupo de anestesia, a sua instituição consegue simplificar o registro de atendimentos, tornando todos os fluxos mais efetivos e aprimorando a experiência do paciente. 

2 – Viabiliza maior controle de informação

Elencando o tópico anterior, o controle de informação é um desafio para os centros de saúde, especialmente por se tratar de dados pessoais bastantes sensíveis.

Com isso, uma ferramenta focada no grupo de anestesia consegue viabilizar uma administração mais assertiva de todas essas informações, não se limitando apenas ao atendimento, mas principalmente no gerenciamento dos profissionais envolvidos. 

3 – Melhora a conectividade e interação da equipe

Ao reunir todos os dados necessários em um só lugar, a instituição de saúde atinge melhor conectividade da área, aproximando os profissionais anestesistas e potencializando a interação com a equipe.

Além disso, por permitir avaliação do próprio paciente, é possível aprimorar constantemente os processos internos e identificar com rapidez os gargalos. 

4 – Promove gerenciamento eficiente da operação

A eficiência é uma das principais vantagens de se contar com uma ferramenta específica para grupo de anestesia.

Isso é possível alcançar tanto por meio da automação e redução dos trabalhos manuais, quanto através de um melhor monitoramento dos profissionais. 

5 – Facilita o acompanhamento do desempenho financeiro

A gestão de glosas é um desafio enfrentado por inúmeras instituições de saúde pelo mundo. Na prática, os glosas consistem nos procedimentos realizados que não foram devidamente pagos pelos convênios ou organizações responsáveis.

Geralmente, esse déficit está diretamente relacionado à maneira como esses processos são descritos e cobrados pelas próprias instituições. Quando não são adequadamente especificados ou checados, as chances de haver faltas nos acertos financeiros são altas.

Para se ter uma ideia, um levantamento feito pela Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados) nos revela que o último trimestre de 2020 fechou com um índice de glosas em 3,4% da receita líquida do setor. 

Nesse sentido, um sistema eficiente auxilia a gerenciar com efetividade esse indicador e, ao mesmo tempo, facilita o acompanhamento de todo o desempenho financeiro da área. 

6 – Permite avaliação de experiência

Lembra-se que falamos sobre a possibilidade do paciente avaliar a experiência após passar por um procedimento? Pois bem, isso é possível também para os profissionais.

Na prática, o grupo de anestesia pode avaliar também a sua vivência. Esses dados são importantes para monitorar toda a performance da área e identificar pontos a serem melhorados. 

7 – Viabiliza a gestão de escalas

Não pense que apenas médicos atendentes ou enfermeiros fazem plantões por conta da aleatoriedade das demandas nesses setores. Isso é muito comum entre diversos tipos de profissionais da saúde, inclusive os anestesistas.

Diante disso, um sistema focado nesse grupo de profissionais viabiliza uma gestão estratégica das escalas, garantindo um acompanhamento mais ágil e possíveis trocas de horários com mais rapidez. 

8 – Reduz erros e retrabalhos

Erros são sempre caóticos, entretanto, na área da saúde, eles são perigosos e podem comprometer a segurança do paciente e do profissional.

Portanto, uma ferramenta de gestão auxilia na redução dos riscos de falhas, assim como minimiza os retrabalhos relacionados às atividades administrativas.

9 – Promove inovação e transformação digital

Estamos na chamada “Era 4.0” em todos os setores da sociedade, inclusive na saúde. De maneira prática, esse período é marcado pela inovação dos processos internos.

Com isso, um sistema de gestão empresarial específico para grupo de anestesia auxilia as instituições a alcançarem essa transformação digital e, consequentemente, atingirem um diferencial competitivo. 

10 – Melhora a segurança da informação

Por fim, outro benefício que deve ser pontuado com a adoção de uma ferramenta de gerenciamento é a segurança da informação. 

Quando se reúne todos os dados em um só lugar no mundo digital, é possível garantir a preservação acertada dessas informações e minimizar riscos de perdas, danos ou invasões. 

Conheça a Volan!

Deseja adotar um sistema de gestão específico para grupo de anestesia? Conheça o Volan, ferramenta inteligente que te auxilia a gerenciar a performance da sua instituição de maneira acertada.

Com alta capacidade técnica, o Volan viabiliza melhor controle do faturamento, gestão de produtividade, análise de qualidade, avaliação de experiência e gerenciamento da escala de profissionais.

Com essa plataforma, sua instituição pode realizar processos, como:

  • Registro e monitoramento simplificado das informações;
  • Gestão da performance da equipe;
  • Avaliação do faturamento de forma dinâmica;
  • Mapeamento de falhas e não conformidades no faturamento;
  • Gestão de glosas;
  • Acompanhamento do desempenho financeiro;
  • Gerenciamento de escalas.

Nesse cenário, o Volan facilita a visualização de dados atualizados acerca da operação, auxiliando os gestores em tomadas de decisões estratégicas para as instituições.

Segundo Fábio Feltrim, médico anestesiologista, em entrevista para a rádio CBN, o Volan surgiu para atender uma demanda bastante emergente dos centros de saúde: o acompanhamento de dados.

Quando eu faço uma anestesia, eu estou vendendo um produto. Nesse cenário, a primeira grande necessidade para o nascimento do Volan foi melhorar o registro dessas informações e atender diversos outros problemas de uma empresa de anestesia”, declara o sócio-fundador do Volan. 

Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e conheça o nosso aplicativo Volan, disponível também para Android e IOS.