Blog

Controle de processos

Gestão administrativa e financeira

Gestão de empresas médicas

Gestão de escalas

Gestão de glosas

Gestão de qualidade

Não categorizado

Volan na imprensa

transformação digital na saúde

Empresas de anestesia: principais impactos da transformação digital na saúde

Por: | 3 de agosto de 2021

A transformação digital na saúde é iminente e cada vez mais instituições estão adotando processos de inovação, seja por meio da implementação de fluxos mais otimizados ou através da adoção de novas tecnologias.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa divulgada no Healthcare IT News nos revela que 34% das instituições de saúde têm a inovação de processos como uma alta prioridade dos negócios, enquanto 33% consideram essa iniciativa crítica para as organizações.

Nesse sentido, apenas 11% das instituições foram consideradas maduras digitalmente, enquanto 18% estão iniciando os processos de automação. 

Uma outra pesquisa, essa divulgada pela Deloitte, nos revela que até 2040, os fluxos das instituições de saúde serão totalmente integráveis e personalizados, consequência da combinação das iniciativas de transformação digital e adoção tecnologias emergentes.

Dentre as principais tendências de automação estão: telemedicina, soluções em nuvem, Big Data, inteligência artificial e softwares de gestão.

Diante disso, a transformação digital é um processo que já está em curso e a expectativa é que, no pós-pandemia, ela esteja ainda mais presente nas instituições de saúde. Nesse cenário, confira abaixo os impactos da inovação e como implementar na sua empresa ou grupo de anestesia. 

Leia mais: Qual o papel da tecnologia na área da saúde e como adotar?

Quais são os impactos da transformação digital na saúde?

A transformação digital promove impactos significativos em instituições de saúde, como:

  • Melhorias nos atendimentos assistenciais;
  • Gestão de dados mais inteligente;
  • Segurança na operação e privacidade de dados;
  • Otimização do tempo da equipe médica;
  • Mais alinhamento entre diferentes setores das instituições;
  • Diagnósticos mais eficazes;
  • Redução de custos;
  • Minimização de erros nos atendimentos. 

Como implementar a inovação na sua empresa de anestesia?

O primeiro passo para implementar a transformação digital na saúde é conhecer as necessidades da sua instituição. Para tal, faça um levantamento de informações acerca da sua operação e identifique como os processos funcionam atualmente.

Com isso, busque também pontos de melhorias e inconformidades nesses fluxos, levando em consideração, principalmente, a otimização do trabalho dos médicos e aprimoramento na qualidade do atendimento aos pacientes.

O próximo passo é preparar todo o time para as mudanças e isso começa com uma disrupção na cultura da sua empresa ou grupo de anestesia. 

O que isso significa? Grande parte dos médicos ainda são bastante tradicionais e estão acostumados com processos manuais. 

No entanto, para que a inovação seja bem-sucedida, é preciso mostrar à equipe os benefícios das novas tecnologias e prepará-los para lidar com elas.

Aqui já entramos em outra dica essencial: crie treinamentos para o seu time com o objetivo de explicar todas as funcionalidades das novas ferramentas. 

Dessa forma, os médicos podem extrair o máximo desempenho dessas inovações, atingindo também melhores resultados e eficiência.

Por fim, é preciso ter em mente que a transformação digital na saúde não é uma iniciativa isolada, exigindo que as instituições busquem constantemente otimização operacional e melhorias na gestão de processos.

Leia mais sobre o assunto: Transformação digital no seu grupo de anestesia: 7 dicas para implementar

Conheça o Volan!

O Volan é um aplicativo de gestão específico para empresas e grupos de anestesia. Criado por meio da parceria de um médico anestesista, Fábio Feltrim, e um engenheiro de computação, Alexandre Cruz, o Volan foi feito para ser simples e fácil de usar.

Diante disso, o Volan auxilia em todos os processos de gestão dessas instituições de saúde, como:

  • Gerenciamento de glosas;
  • Registro de atendimentos;
  • Acompanhamento estratégico das informações;
  • Criação e gestão de escalas;
  • Gerenciamento da qualidade e experiência;
  • Monitoramento do desempenho financeiro;
  • Gestão da performance do time;
  • Identificação rápida de não-conformidades.

Com isso, o Volan garante à sua empresa ou grupo de anestesia não apenas aceleração da transformação digital na saúde, mas também uma gestão baseada em dados, melhores tomadas de decisões e segurança.

Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo e converse com o nosso time!