Não é incomum encontrar instituições de saúde que utilizam planilha de controle de glosas para gerenciar seus processos internos e reduzir as incidências de erros que prejudicam o faturamento dos negócios. 

Por definição, as glosas consistem em devolutivas de faturamentos por parte dos convênios médicos. Em geral, isso ocorre por erros nas guias, mas também podem ser causadas por perdas de prazos, falta de alinhamento ou dificuldades na comunicação entre a instituição prestadora e as operadoras de saúde. 

Embora sejam situações comuns em organizações do setor, as altas taxas de glosas podem desencadear problemas financeiros e prejudicar a imagem das instituições para o mercado, assim como o relacionamento com os seus parceiros. 

Para evitar esses cenários negativos, porém, as empresas do segmento optam pela planilha de controle de glosas. Mas, afinal, essa ferramenta é eficiente para acompanhamento desses dados? E o sistema de gestão, pode ajudar a sua instituição? Qual escolher? Confira abaixo!

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Diferenças entre a planilha de controle de glosas e o sistema de gestão

De maneira prática, a planilha de controle de glosas consiste em um documento comum criado em algum programa de editor de planilhas. 

Geralmente, os gestores de saúde são responsáveis por elaborar esse documento e configurar todas as funcionalidades necessárias, inclusive acrescentar fórmulas que facilitem esse gerenciamento. 

Periodicamente, os médicos precisam atualizar essas planilhas de acordo com o padrão adotado pela clínica, o que despende um tempo expressivo da operação. 

Por outro lado, o sistema de gestão, normalmente, já apresenta as funcionalidades necessárias para registro dessas informações, assim como indicadores robustos que permitem acompanhar métricas estratégicas, inclusive a taxa de glosas. 

Muitas plataformas também viabilizam customização do layout e algumas configurações, o que promove à sua instituição mais flexibilidade e facilita a adequação de todos os profissionais. 

Qual escolher?

Ao se deparar com essas opções, muitos gestores da saúde ficam em dúvida sobre qual possibilidade é a melhor para gerenciamento interno: o sistema de gestão ou a planilha de controle de glosas.

De maneira geral, as planilhas já foram bastante eficientes para a administração de processos ou departamentos dentro das instituições de saúde. Porém, atualmente, elas não conseguem atender todas as necessidades desse modelo de negócios.

Por sua vez, o uso dessa ferramenta causa descentralização de processos e abre espaços para erros, gerando glosas. Além disso, as planilhas possuem pouco controle sobre a operação e tomam muito mais tempo dos profissionais para serem atualizadas. 

Por outro lado, o sistema de gestão garante eficiência e automação, o que otimiza não somente o tempo dos médicos, mas também os custos, reduz os retrabalhos e permite um gerenciamento holístico.

Outro ponto relevante é a segurança. Por se tratar de uma ferramenta tecnológica robusta, essa plataforma garante total governança e privacidade dos usuários, o que promove adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), sancionada no Brasil em 2020. 

Demais benefícios promovidos por essa ferramenta empregada em empresas e grupos de anestesia são:

  • Transformação digital;
  • Acesso a relatórios completos e detalhados;
  • Identificação de oportunidades de melhorias;
  • Controle efetivo de toda a operação;
  • Minimização de falhas operacionais;
  • Maior satisfação dos pacientes;
  • Tratamentos mais seguros e qualificados. 

Veja também: Indicadores de glosas hospitalares: veja quais são e como acompanhar

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O Volan é um aplicativo específico para anestesistas. Consistindo em um sistema robusto e efetivo, o Volan pode ajudar a sua instituição a otimizar processos, maximizar a eficiência e gerenciar a operação.

Possuindo um layout intuitivo e totalmente responsivo, o Volan se diferencia da planilha de controle de glosas por ser fácil de usar, completamente automatizado e adaptável a diferentes dispositivos. 

Além de gerenciamento das glosas, o Volan auxilia também em:

  • Criação e gestão de escalas médicas;
  • Registro e acompanhamento dos atendimentos;
  • Gerenciamento do desempenho financeiro;
  • Gestão de qualidade e experiência. 

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