Blog

Controle de processos

Gestão administrativa e financeira

Gestão de empresas médicas

Gestão de escalas

Gestão de glosas

Gestão de qualidade

Não categorizado

Volan na imprensa

indicadores de qualidade hospitalar

Principais indicadores de qualidade hospitalar que você precisa conhecer

Por: | 28 de setembro de 2021

Existem diversos indicadores de qualidade hospitalar que podem ser avaliados dentro da saúde, e eles são importantes para que os gestores possam dirigir e controlar as suas respectivas equipes, sempre buscando um melhor serviço.

Portanto, realizar um monitoramento constante destes sinais, é algo vital para melhorar e, posteriormente, para manter a excelência, sem se deixar relaxar em nenhum momento.

Veja também: 5 erros que atrapalham a gestão de desempenho de grupos e empresas de anestesia

Principais pontos para a área da saúde

Podemos avaliar uma série de coisas dentro de um serviço, mas aqui iremos falar dos principais indicadores de qualidade hospitalar, que acabam sendo a baliza para boa parte dos coordenadores e líderes.

Taxa de ocupação

Aqui é um dos mais visíveis, já que trata da média de pacientes atendidos por dia, ou seja, para fazer este cálculo, pode-se aplicar a seguinte fórmula:

Taxa de ocupação = (número de pacientes por dia / número de leitos por dia) x 100

A partir do resultado obtido, é possível determinar quais são os leitos mais usados, qual a idade média dos pacientes atendidos, traçar um perfil para eles, seus convênios (se houver) e demais dados pertinentes.

Com isso, o seu principal objetivo é realizar uma melhor administração de sua estrutura física. Altas porcentagens indicam que, muito provavelmente, está na hora de considerar seriamente uma expansão do setor.

Leia também: Quais são os pilares da gestão de qualidade em saúde e como otimizar?

Tempo médio de permanência

Este é um dos indicadores de qualidade hospitalar que mostra a rotatividade dos leitos disponíveis, expondo se o local consegue atender à demanda de pacientes. Existem duas maneiras de calcular esse tempo em hospitais.

Para aqueles com internações de curta permanência:

Tempo médio = (pacientes que deram entrada por dia, em determinado período / saídas nesse mesmo período) x 100

Para os de longa permanência:

Tempo médio = soma dos dias de internação de cada paciente no período / número de pacientes no mesmo período

Em qualquer um dos casos, é recomendado que a conta seja realizada com um período superior ao da internação, a fim de expressar melhor a realidade da sua situação.

Também é preciso levar em consideração a necessidade de cada caso, assim como o perfil de cada paciente.

Os resultados gerados a partir destes cálculos podem ter diversas interpretações de situações prejudiciais ao serviço, tais como o tempo de espera para a realização de exames, quantidade de infecções hospitalares, complicações após as cirurgias, etc.

Veja também: Empresas de anestesia: principais impactos da transformação digital na saúde

Satisfação do cliente/paciente

No fim das contas o paciente é o seu cliente. A sua satisfação deve ser uma de suas principais preocupações e um dos maiores indicadores de qualidade hospitalar.

A partir das suas respostas, você pode direcionar melhor as suas tomadas de decisão, ganhando assim uma vantagem competitiva sobre a concorrência, alinhando as expectativas do público com as suas atitudes.

Vale ressaltar que, ao buscar um atendimento médico, não basta apenas solucionar o problema da pessoa em questão, é preciso também acolher e tratá-la bem, para que ela volte no futuro, indique os seus serviços e consuma novamente quando precisar.

Pode-se aplicar um questionário com perguntas simples de satisfação, como “você nos indicaria para outra pessoa?”, por exemplo.

A partir daí, também existe uma fórmula para medir o seu sucesso:

Satisfação do paciente = (Número de respostas afirmativas ou positivas / Número de respostas) x 100

O resultado, é a porcentagem de satisfação para com o seu trabalho.

Você também pode se interessar: Como realizar a gestão do tempo e produtividade em instituições da saúde?

Conte com o Volan para medir seus indicadores de qualidade hospitalar

O Volan é um sistema de gestão de empresas médicas, que vai te ajudar a medir seus indicadores de qualidade hospitalar, de forma simples e intuitiva, através de seu aplicativo.

Com ele você pode:

– Fazer a gestão do seu faturamento e da produtividade;

– Gerir a qualidade dos serviços

– Gerir a escala da equipe

– Gerir a experiência dos pacientes

Quer saber mais? Entre em contato conosco e solicite uma demonstração gratuita!