Principais indicadores de qualidade hospitalar que você precisa conhecer
Existem diversos indicadores de qualidade hospitalar que podem ser avaliados dentro da saúde, e eles são importantes para que os gestores possam dirigir e controlar as suas respectivas equipes, sempre buscando um melhor serviço.
Portanto, realizar um monitoramento constante destes sinais, é algo vital para melhorar e, posteriormente, para manter a excelência, sem se deixar relaxar em nenhum momento.
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Principais pontos para a área da saúde
Podemos avaliar uma série de coisas dentro de um serviço, mas aqui iremos falar dos principais indicadores de qualidade hospitalar, que acabam sendo a baliza para boa parte dos coordenadores e líderes.
Taxa de ocupação
Aqui é um dos mais visíveis, já que trata da média de pacientes atendidos por dia, ou seja, para fazer este cálculo, pode-se aplicar a seguinte fórmula:
Taxa de ocupação = (número de pacientes por dia / número de leitos por dia) x 100
A partir do resultado obtido, é possível determinar quais são os leitos mais usados, qual a idade média dos pacientes atendidos, traçar um perfil para eles, seus convênios (se houver) e demais dados pertinentes.
Com isso, o seu principal objetivo é realizar uma melhor administração de sua estrutura física. Altas porcentagens indicam que, muito provavelmente, está na hora de considerar seriamente uma expansão do setor.
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Tempo médio de permanência
Este é um dos indicadores de qualidade hospitalar que mostra a rotatividade dos leitos disponíveis, expondo se o local consegue atender à demanda de pacientes. Existem duas maneiras de calcular esse tempo em hospitais.
Para aqueles com internações de curta permanência:
Tempo médio = (pacientes que deram entrada por dia, em determinado período / saídas nesse mesmo período) x 100
Para os de longa permanência:
Tempo médio = soma dos dias de internação de cada paciente no período / número de pacientes no mesmo período
Em qualquer um dos casos, é recomendado que a conta seja realizada com um período superior ao da internação, a fim de expressar melhor a realidade da sua situação.
Também é preciso levar em consideração a necessidade de cada caso, assim como o perfil de cada paciente.
Os resultados gerados a partir destes cálculos podem ter diversas interpretações de situações prejudiciais ao serviço, tais como o tempo de espera para a realização de exames, quantidade de infecções hospitalares, complicações após as cirurgias, etc.
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Satisfação do cliente/paciente
No fim das contas o paciente é o seu cliente. A sua satisfação deve ser uma de suas principais preocupações e um dos maiores indicadores de qualidade hospitalar.
A partir das suas respostas, você pode direcionar melhor as suas tomadas de decisão, ganhando assim uma vantagem competitiva sobre a concorrência, alinhando as expectativas do público com as suas atitudes.
Vale ressaltar que, ao buscar um atendimento médico, não basta apenas solucionar o problema da pessoa em questão, é preciso também acolher e tratá-la bem, para que ela volte no futuro, indique os seus serviços e consuma novamente quando precisar.
Pode-se aplicar um questionário com perguntas simples de satisfação, como “você nos indicaria para outra pessoa?”, por exemplo.
A partir daí, também existe uma fórmula para medir o seu sucesso:
Satisfação do paciente = (Número de respostas afirmativas ou positivas / Número de respostas) x 100
O resultado, é a porcentagem de satisfação para com o seu trabalho.
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