Contar com uma cooperativa de anestesista traz diversos benefícios para os trabalhadores, como dividir de maneira igualitária os benefícios e também as suas obrigações, sempre com o objetivo principal de desenvolver o seu grupo e melhorar o sistema como um todo.

Por ter essas características, se unir a esses associados é a melhor forma de encontrar boas oportunidades de trabalho e, com isso, crescer profissionalmente. O resultado disso acaba se refletindo no atendimento aos pacientes.

Leia também: Empresa e grupo de anestesia: como cuidar da saúde mental dos médicos?

As cooperativas médicas no Brasil

A cooperativa de anestesista e demais cooperativas médicas estão regulamentadas no Brasil desde 1971, através da Lei nº 5.764,que indica que essa associação profissional é criada com o foco de contribuir, com bens ou serviços, em uma atividade econômica estabelecida.

Mais de 20 anos depois disto, mais precisamente em 1994, com a Lei nº 8.949, este cooperativismo foi adicionado na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que agora entende esta modalidade como uma terceirização.

Isso faz com que o vínculo empregatício entre os profissionais e as empresas deixe de existir, permitindo com que eles atuem de forma autônoma, mesmo que em conjunto.

O sucesso das cooperativas

O Brasil possui vários representantes de cooperativa de anestesista e médica no país, e o seu sucesso em território nacional é muito grande.

Existem muitos motivos que provam este fato, que incluem a aceitação da sociedade como um todo, a valorização dos profissionais, a preocupação com as pessoas e a adoção de boas práticas ao longo do tempo.

Veja também: 7 dicas para otimizar as rotinas em anestesiologia

Por que elas são importantes?

Tanto a cooperativa de anestesista, quanto as médicas de forma geral, se tornaram importantes no cenário nacional por buscar condições de trabalho melhores para todos, impactando diretamente na qualidade de seu atendimento.

Ao aderir a uma, eles têm a tranquilidade de se tornarem um dos donos do negócio, fazendo com que participem das decisões e protejam os seus interesses.

Dessa forma, é possível oferecer valores mais acessíveis para a sociedade, sem que a remuneração dos associados caia.

Como elas operam?

Geralmente, as cooperativas operam em um regime de pré-pagamento de serviços, valores que são responsáveis por custear suas operações e despesas. Algumas também são responsáveis por comercializar e operar alguns planos de saúde.

Leia também: Gestão de equipes de anestesia: 5 desafios e como superá-los

Quais os seus objetivos?

Uma cooperativa de anestesista tem como objetivo principal, a organização de seus especialistas, que por sua vez, terão mais chances de atender a população de uma forma mais abrangente.

Com isso, a prestação de serviços médicos, seja em órgãos públicos ou mesmo em instituições privadas, pode ser feita por meio de contratos firmados entre as partes, com o intuito de simplificar o seu trabalho e administrar as questões burocráticas.

Dessa forma, o profissional poderá se dedicar integralmente a seus afazeres.

Veja também: 4 mitos da gestão de tempo e produtividade de empresas de anestesia

Para agilizar processos, conte com o Volan

Visando ajudar a sua cooperativa de anestesista, te apresentamos o Volan, um aplicativo especializado em gestão de equipes médicas, que busca trazer mais eficiência para a sua equipe.

Com ele, você será capaz de aumentar a sua produtividade, gerenciar seus colaboradores e montar escalas de forma simples, ágil e segura.

Acesse agora e solicite uma demonstração gratuita.