Para garantir a produtividade de uma equipe de anestesia, é crucial implementar alguns processos, como é o caso da gestão de qualidade. De maneira prática, essa iniciativa é caracterizada como um conjunto de normas e ações que tornam as instituições de saúde mais confiáveis, seguras e sustentáveis.

Por meio do controle de qualidade, esses espaços podem atuar de maneira preventiva, reforçando aspectos como eficácia da operação, acessibilidade, melhores oportunidades e eficiência. 

Mas, afinal, qual é a importância da gestão de qualidade para a produtividade e melhor desempenho de uma equipe de anestesia? Para responder esse questionamento, elaboramos um conteúdo completo. Continue com a sua leitura e saiba mais!

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre o sistema de gestão da qualidade (SGQ)

Por que a gestão de qualidade aumenta a eficiência da equipe de anestesia?

Dentre os principais aspectos que garantem aumento da eficiência da equipe de anestesia por meio da gestão de qualidade, estão:

Facilita a identificação de gargalos

Uma das bases do controle de qualidade é a padronização de processos, isso porque permite melhor organização dos fluxos internos e transparência.

Com isso, qualquer gargalo ou erro na operação pode ser identificado facilmente, viabilizando iniciativas corretivas mais rápidas.

Permite valorizar a experiência do paciente

A gestão de qualidade promove um ambiente muito mais seguro, especialmente para os pacientes. De maneira geral, por meio dessas normas, os tratamentos são realizados com máxima efetividade, o que reduz os riscos de falhas ou situações que os prejudiquem durante os cuidados assistenciais.

Por outro lado, as instituições conseguem utilizar melhor os recursos internos e aprimorar o relacionamento com seus pacientes, garantindo uma experiência mais humanizada. Esse cenário garante não somente diferencial competitivo, mas também crescimento da instituição a longo prazo.

Melhora a comunicação interna

Por fim, a gestão de qualidade melhora a comunicação interna da equipe de anestesia. Todos os médicos passam a falar a “mesma língua” e seguir padrões para preenchimento das guias, envios de faturamento, atendimentos e outros processos dentro do grupo ou empresa.

Com isso, consegue-se minimizar glosas, evitar atrasos e melhorar a gestão de pessoas. Como também, os gastos são otimizados, pois os recursos financeiros são utilizados com mais responsabilidade e desperdícios são eliminados da operação.

Você pode se interessar: Gestão de equipes de anestesia: 5 desafios e como superá-los

Conheça o Volan!

Para implementar a gestão de qualidade na sua equipe de anestesia, é fundamental não somente possuir um planejamento bem feito, mas também contar com a tecnologia, como é o caso do Volan.

Consistindo em um sistema de gestão específico para empresas e grupos de anestesia, o Volan é intuitivo e muito simples de usar. Contando com recursos inovadores, o Volan auxilia em processos como:

  • Gestão de faturamento;
  • Gestão de experiência e qualidade;
  • Gestão de glosas;
  • Gestão de escalas dos profissionais;
  • Gestão de atendimentos e controle de estoque das anestesias;
  • Gerenciamento de produtividade.

O Volan também possui um poderoso BI, que emite relatórios completos e detalhados, facilitando o controle da operação, além de permitir tomadas de decisões mais efetivas e baseadas em dados. Você quer saber mais? Acesse agora mesmo e solicite uma demonstração gratuita!