O modelo de troca de plantão consiste em um documento bastante usual das empresas e grupos de anestesia. De maneira prática, esse processo é responsável por nortear a comunicação entre uma equipe de anestesia e outra nas mudanças de turnos de trabalho. 

Geralmente, nesses documentos constam o nome do médico substituído, o novo responsável pelo plantão, horários, datas, assinaturas e carimbos dos profissionais, tudo formalizado.

Esse controle facilita a interação de todo o time quando, eventualmente, for necessário realizar uma troca das jornadas de trabalho já pré-estabelecidas dos profissionais. Além disso, por um processo claro e otimizado, erros e gargalos na operação são evitados. 

Para te ajudar a implementar um modelo de troca de plantão efetivo, separamos algumas dicas abaixo. Continue com a sua leitura e confira. 

Veja também: Empresa de anestesia: como tornar a troca de plantão mais eficiente?

Como automatizar o seu modelo de troca de plantão?

Dentre as principais iniciativas que automatizam a troca de plantão, podemos citar:

Tenha um planejamento 

Os médicos anestesistas apenas conseguirão trocar de plantão se esses horários estiverem previamente programados. 

Nesse cenário, faça um planejamento de escalas com antecedência de todo um período (o ideal é que seja, no mínimo, um mês), compartilhando essas informações com toda a equipe. 

Quanto mais transparente for esse processo, melhor os médicos conseguem se organizar e reportar possíveis gargalos quando surgirem. 

Padronize processos

Em seguida, tenha um fluxo totalmente padronizado, tanto no que diz respeito a maneira que as escalas são criadas, quanto em relação a como os médicos podem realizar as mudanças nesses horários. 

Ao criar um modelo de troca de plantão, oriente o time acerca do preenchimento correto, assim como prazos e modos de comunicar essas alterações. Quanto mais uniforme forem esses processos, menores são os riscos de informações descentralizadas ou erros.

Tenha um plano para casos de emergência

Quando falamos de escalas dos médicos, precisamos ter em mente que problemas podem acontecer, afinal, esses profissionais são seres humanos e estão sujeitos a qualquer tipo de imprevistos.

Por isso, é crucial que a sua empresa ou grupo de anestesia tenha um plano de ação para casos de emergência, como faltas ou atrasos. 

O ideal é sempre manter especialistas substitutos para que não haja “buracos” na rotina ou, ainda, possibilidades de alterações dos horários previstos para continuação dos atendimentos e procedimentos previstos. 

Conte com a tecnologia

Por fim, a melhor maneira de otimizar o modelo de troca de plantão, sem dúvidas, é contando com a tecnologia.

Atualmente, existem ferramentas completas que facilitam a criação de escalas e o compartilhamento de informações entre os médicos, assim como simplificam a visualização centralizada de toda a rotina. 

Por sua vez, o uso de tecnologia pode acelerar a transformação digital e promover à sua instituição uma série de benefícios, como: diferencial competitivo, eficiência operacional, segurança e gerenciamento baseado em dados.

Você pode se interessar: 7 razões para contar com um aplicativo de escalas de trabalho para anestesistas

Conheça o Volan!  

O Volan pode auxiliar a sua empresa ou grupo de anestesia. Consistindo em um sistema de gestão robusto, intuitivo e responsivo, o Volan é simples de usar e conta com ferramentas inovadoras, que otimizam toda a rotina dos profissionais anestesistas.

Dentre os principais processos que podem ser automatizados pelo Volan, podemos citar:

  • Criação de escalas e modelo de troca de plantão;
  • Controle de produção e recebimento de anestesistas;
  • Gestão de experiência e qualidade;
  • Gerenciamento do faturamento e produtividade.

Além disso, o Volan conta com um poderoso BI que reúne e organiza todos os dados da sua operação em relatórios completos. Com isso, é possível tomar decisões mais efetivas e implementar constantes melhorias na operação.

Quer saber mais? Acesse agora mesmo e solicite uma demonstração gratuita!