Blog

Controle de processos

Gestão administrativa e financeira

Gestão de empresas médicas

Gestão de escalas

Gestão de glosas

Gestão de qualidade

saúde baseada em valor

Saúde baseada em valor: o que é e por que valorizar na sua empresa de anestesia?

Por: | 14 de dezembro de 2021

Sabemos que o mercado tem mudado e com o setor da saúde não é diferente. Não apenas novas tecnologias estão surgindo, mas também as instituições vêm adotando novas maneiras de se relacionar e atender os pacientes, como é o caso da saúde baseada em valor, que é uma tendência no setor.

Para se ter uma ideia, segundo um estudo realizado pela United Healthcare, apenas em 2018, cerca de US$ 65 bilhões foram gastos em tratamentos assistenciais baseados em valor. 

Além disso, de acordo com o relatório Relatório de Tendências de Saúde 2021, elaborado pela CVS Health, esse modelo de cuidado também será cada vez mais valorizado na elaboração e distribuição de medicamentos. 

Mas, afinal, o que é a saúde baseada em valor e por que é importante valorizar esse processo dentro das empresas de anestesia? Confira neste artigo!

Leia também: Quais são os pilares da gestão de qualidade em saúde e como otimizar?

O que é a saúde baseada em valor?

De maneira geral, a saúde baseada em valor (Value-Based Care ou VBC) nada mais é do que o faturamento de um determinado serviço a partir de indicadores que asseguram a satisfação, segurança e qualidade dos atendimentos.

O que isso significa? Antigamente, as cobranças eram realizadas majoritariamente de acordo com a quantidade de serviços prestados. Desse modo, as operadoras de saúde cobravam valores fixos pelos tratamentos que eram realizados.

Com o tempo, porém, essa lógica parou de fazer sentido, não apenas porque os serviços passaram a ficar ainda mais complexos e incorporados às novas maneiras de se atender, mas também por conta das mudanças no comportamento dos próprios pacientes.

Nesse cenário, surgiu o conceito de saúde baseada em valor, que combina uma série de práticas para garantir uma boa experiência durante os tratamentos assistenciais. Ou seja, nessa metodologia, a satisfação do paciente e a qualidade dos atendimentos são prioridades, enquanto a quantidade de serviços prestados fica em segundo plano.

Isso não significa que as operadoras de saúde deixaram de lado as questões monetárias dos atendimentos, afinal, as instituições precisam se manter. No entanto, os ganhos financeiros são justificados também a partir de indicadores qualitativos e não mais apenas quantitativos.

Por que valorizar a saúde baseada em valor nas empresas de anestesia?

A valorização da saúde baseada em valor pode promover uma série de benefícios às empresas de anestesia, como:

  • Valorização do relacionamento com os pacientes: com atendimentos de qualidade, baseados na humanização e empatia, os pacientes se tornam mais abertos e satisfeitos;
  • Aumento da eficiência e segurança nos procedimentos: a saúde baseada em valor preza sempre pela qualidade dos serviços, o que garante segurança em todos os procedimentos realizados;
  • Garantia de governança clínica e compliance: por sua vez, essa metodologia é sustentada pela análise criteriosa de dados a respeito de toda a operação. Esse gerenciamento viabiliza a padronização e promove governança clínica e compliance;
  • Melhor gerenciamento de toda a empresa: ao ter informações mais transparentes, as instituições conseguem entender quais são os processos agregados aos tratamentos dos pacientes que funcionam de maneira adequada e quais precisam de melhorias para maximizar a satisfação durante os atendimentos;
  • Minimização de riscos: com segurança e eficiência, a empresa de anestesia consegue minimizar riscos de erros ou quaisquer situações que prejudiquem os tratamentos, assim como o bem-estar dos pacientes.

Leia também: 10 vantagens de um sistema de gestão empresarial específico para grupo de anestesia

Conte com o Volan!

O Volan pode ajudar a sua empresa ou grupo de anestesia a implementar a saúde baseada em valor. Consistindo em um sistema de gestão intuitivo e responsivo, o Volan é específico para anestesistas e permite gerenciamento de toda a operação.

Contando com ferramentas inovadoras, o Volan facilita a gestão de faturamento, assim como o controle financeiro, gerenciamento de glosas, administração dos atendimentos e o controle do recebimento de anestesias.

Além disso, o Volan possui um poderoso BI que reúne e organiza as informações de maneira efetiva, simplificando as análises e favorecendo a tomada de decisões estratégicas.

Quer saber mais? Acesse agora mesmo e solicite uma demonstração gratuita