A ficha de anestesia eletrônica é um documento que surgiu recentemente com o objetivo de atender às complexas informações gerenciadas no setor cirúrgico pelo médico anestesista.

De modo geral, sabemos que o mundo se revolucionou ao longo dos anos e isso é ainda mais visível na saúde. No século 19, época em que se tem vestígio dos primeiros registros do tipo, os especialistas coletavam somente a frequência cardíaca, temperatura corporal dos pacientes e pressão sistólica.

Cerca de 70 anos depois, na metade do século 20, as informações registradas se tornaram ainda mais complexas, especialmente com o surgimento de equipamentos importantes para o monitoramento do paciente, como o oxímetro e o cardioscópio. 

Nos dias atuais, os médicos anestesistas têm acesso aos mais diversos maquinários conectados ao indivíduo, que computam uma série de informações de uma vez que precisam ser monitoradas a todo momento, isso porque garantem a eficiência da iniciativa anestésica. 

No entanto, os profissionais ainda enfrentam alguns gargalos para acompanhar o registro desses dados. Para te apresentar os principais desafios da equipe e o papel da ficha de anestesia eletrônica, elaboramos um conteúdo completo. Continue com a sua leitura e saiba mais!

Você pode se interessar: 10 vantagens de um sistema de gestão empresarial específico para grupo de anestesia

Desafios da gestão de ficha de anestesia

Como citado, uma ficha de anestesia é um documento bastante complexo que envolve diferentes informações acerca do estado do paciente. 

Por sua vez, esses indicadores devem ser atualizados constantemente durante os procedimentos cirúrgicos, pois asseguram a efetividade da intervenção e total preservação da saúde do paciente.

Entretanto, os desafios para acompanhamento desses dados são diversos. No início, esse gerenciamento era feito de maneira manual, porém, continham uma gama de informações muito menor.

Atualmente, diversos centros cirúrgicos ainda fazem esse tipo de controle em papéis, cadernos, prontuários físicos, planilhas ou de outras formas manuais ou semi automatizadas.

O problema nessa maneira de organização é que as chances de erros e gargalos são muito maiores, colocando em risco a efetividade da operação e, principalmente, a segurança do paciente. 

Por outro lado, alguns desafios frequentes na gestão de ficha de anestesia são:

  • Problemas na confiabilidade dos dados;
  • Pouco controle acerca das informações operacionais;
  • Descentralização de dados;
  • Dificuldades para tomadas de decisões;
  • Dificuldades na adequação legal das instituições de saúde e profissionais envolvidos. 

Qual é o papel da ficha de anestesia eletrônica e como otimizá-la?

Para resolver esses problemas, surgiu a ficha de anestesia eletrônica. Na prática, consiste em uma maneira digital de realizar todo o acompanhamento do paciente, assim como manter o histórico dos procedimentos realizados e o devido controle de informações.

Outro benefício que a ficha de anestesia eletrônica proporciona é a confiabilidade dos dados, que são reunidos em uma única ferramenta e permite visualizar métricas importantes acerca da experiência do paciente e performance da equipe.

De modo geral, para atingir uma gestão eficiente desses registros, é fundamental não apenas engajar todo o time no correto preenchimento desses dados, mas também contar com uma plataforma completa, adequada e totalmente simplificada. 

Leia também: Como melhorar os processos de faturamento no setor da saúde

Conheça o Volan!

O Volan é um sistema de gestão específico para anestesistas que otimiza o controle de todos os processos do setor, auxiliando no gerenciamento da performance da empresa.

Na prática, o Volan simplifica o registro de atendimentos, monitoramento de informações, gestão da equipe, controle de faturamento e produtividade, acompanhamento do desempenho financeiro, gestão de glosas, qualidade da operação e escala de profissionais.  

Disponível para Web, Android e IOS, o Volan faz integração com tecnologias de ficha de anestesia eletrônica, facilitando a centralização de dados, além de permitir rápido mapeamento de não conformidades e falhas no faturamento.

Deseja saber mais sobre o Volan? Acesse agora mesmo e tire todas as suas dúvidas com um de nossos representantes!