A ficha anestésica é um documento crucial no tratamento ao paciente, isso porque consiste em um prontuário completo, que registra, a cada hora, as informações de tratamento e estado do paciente durante os cuidados assistenciais. 

De maneira prática, esse formulário permite um monitoramento holístico a respeito do indivíduo em tratamento, garantindo não apenas um atendimento qualificado e voltado às suas necessidades, mas também segurança durante o período pré e pós-operatório.

Nesse cenário, muitas empresas e grupos de anestesia possuem dificuldades para fazer a gestão dessas fichas, afinal, tratam-se de documentos bastante complexos, o que exige atenção e agilidade de toda a equipe médica, assim como ferramentas apropriadas para registrar e acompanhar devidamente esses dados. 

Para te ajudar a otimizar esse processo, elencamos algumas boas práticas a seguir. Continue com a leitura e confira!

Leia também: Como otimizar a gestão de ficha de anestesia eletrônica

4 passos para fazer a gestão de ficha anestésica

Dentre as principais iniciativas que permitem uma gestão eficaz da ficha anestésica estão: 

1. Padronização de processos

Como citado, a ficha anestésica é um documento multiforme e que, por sua vez, conta com diversas informações. 

Sem uma padronização na maneira como esses dados são registrados e organizados, possivelmente a sua instituição terá problemas com inconformidades e, até mesmo, erros que podem colocar em perigo a segurança dos próprios pacientes. 

Diante disso, o ideal é mapear os processos e traçar um arquétipo que deve ser seguido por toda a equipe, garantindo não apenas eficiência, mas também maior governança e, consequentemente, privacidade de dados

2. Capacitação profissional

Elencando o tópico anterior, ao definir o padrão da sua empresa ou grupo de anestesia, é momento de capacitar adequadamente os profissionais envolvidos.

O que isso significa? Todos os médicos devem compreender esses processos e tê-los como referência no dia a dia, especialmente no que diz respeito aos registros de informações nas fichas e prazos. 

Além disso, os seus especialistas devem conhecer profundamente as ferramentas utilizadas, por essa razão, é válido preparar materiais educativos e/ou treinamentos para ensiná-los o funcionamento das tecnologias de gestão, quando adotadas.

3. Definição e acompanhamento de indicadores

Em seguida, é preciso definir indicadores estratégicos que auxiliem no controle de qualidade desses processos e acompanhamento da performance de todo o time.

Por meio dessas métricas, a sua instituição consegue atuar sempre de maneira holística, com uma visão sistêmica de toda a operação, o que indica que gargalos, inconsistências e erros são detectados com muito mais facilidade. 

4. Otimização de processos com tecnologia

Por fim, mesmo com a transformação digital latente em todos os setores, inclusive na saúde, é muito comum que os centros médicos utilizem mecanismos manuais para realizarem a gestão de ficha anestésica, como os prontuários de papel. 

No entanto, esse meio de controle é passível a erros que podem prejudicar tanto a instituição, quanto o próprio paciente. Por isso, a melhor maneira de fazer um gerenciamento eficiente é contando com sistemas de gestão robustos e específicos para empresas do setor, como o Volan. 

Leia mais: Você sabe como colocar em prática o controle de processos na sua empresa de anestesia?

Conheça o Volan!

O Volan é um aplicativo completo, intuitivo e responsivo exclusivo para empresas e grupos de anestesia. Fácil de usar, o Volan auxilia os médicos em todos os processos cotidianos, inclusive a gestão de ficha anestésica

Contando com um poderoso BI, o Volan permite uma gestão inteligente baseada em dados, minimiza custos, garante acompanhamento completo dos profissionais, auxilia no controle de escalas, viabiliza a gestão de qualidade e experiência e acompanhamento da performance financeira da instituição.

Tudo isso por meio de apenas um sistema funcional, robusto e disponível tanto para ambientes da web quanto para dispositivos móveis. Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo e solicite uma demonstração gratuita!