Aplicar um eficiente controle de processos é um passo crucial para instituições dos mais diversos setores, especialmente quando nos referimos à gestão de empresas de anestesia. 

De maneira prática, essa iniciativa permite esquematizar e padronizar os procedimentos internos de instituições da área da saúde, assim como planejamento e gerenciamento de indicadores estratégicos.

Implementar o controle de processos é fundamental para alcançar resultados como agilidade, eficiência, governança, melhor controle de tarefas e redução de gastos. Além disso, tudo é feito em perfeita integração com a equipe, o que minimiza os riscos de erros.

Mas, afinal, como é possível colocar em prática esse gerenciamento estratégico na sua empresa de anestesia? Para responder esse questionamento, elaboramos um conteúdo completo. Continue com a sua leitura e saiba mais. 

Leia também: Por que otimizar o controle de faturamento médico?

Como colocar em prática o controle de processos na sua empresa de anestesia?

Dentre as principais ações que podem tornar o controle de processos eficiente em instituições de saúde estão:

Entender o fluxo de processos atual

O primeiro passo é entender como os fluxos funcionam atualmente. Ou seja, compreenda todos os processos que tangem o atendimento e assistência ao paciente, desde o primeiro momento que ele chega ao hospital até a alta ou possíveis retornos para acompanhamento.

Mapeie como as consultas são registradas e gerenciadas, assim como onde são armazenadas, seja por meio de arquivos físicos ou onlines, analise os prazos dos convênios, responsáveis envolvidos em cada fluxo e/ou decisores. 

Quanto mais informações você levantar nesse primeiro momento, mais insumos você terá para otimizar os seus processos de maneira eficiente

Identificar divergências na operação

Por meio do levantamento anterior, é possível já identificar algumas divergências na operação, como erros de processos e excesso de glosas.

Esse diagnóstico é fundamental para que os médicos e gestores de empresas de anestesia entendam onde estão os gargalos e, com isso, elaborem iniciativas para otimizá-los de modo efetivo. 

Padronizar iniciativas

Em seguida, é preciso padronizar os processos. Todos dentro da sua instituição de saúde precisam falar “a mesma língua”. Desse modo, os registros de informações, avaliações ou outras iniciativas devem seguir um fluxo acertado.

Esse tipo de medida permite que a sua empresa de anestesia tenha um controle mais efetivo de toda a operação, com processos mais transparentes e melhor comunicação entre todos os envolvidos. 

Otimizar a gestão com tecnologia

Por fim, de nada adianta possuir metas e padrões nos processos internos se esses fluxos são geridos por meio de ferramentas manuais que, ao invés de facilitar o gerenciamento da equipe, aumentam os riscos de erros e afetam a eficiência.

Nesse cenário, o ideal é contar com o auxílio da tecnologia para implementar e administrar toda a sua instituição de maneira clara, efetiva e livre de falhas.

Organizações de saúde de todo o mundo estão cada vez mais focadas em otimizar processos por meio da inovação. 

Para se ter uma ideia, dados do Global Health Care Outlook 2021, levantamento da Deloitte, nos revela que 65% dos provedores do setor adotaram, em 2020, novas tecnologias para auxiliar os médicos. 

Além disso, 64% das instituições já contam com suporte virtual para interações com os pacientes.

Esse mesmo estudo nos revela que a inovação na área da saúde apoia a entrega de cuidados assistenciais mais eficazes e potencializam a experiência do paciente

Como também, diminuem custos em até 60% e reduz reclamações ou insatisfações de médicos e pacientes.

Você pode se interessar: Importância da gestão de desempenho nas instituições de saúde

Conheça o Volan!

O Volan é um aplicativo específico para empresas de anestesia que pode te ajudar a realizar um eficiente controle de processos

Disponível para ambientes da Web, Android e IOS, o Volan é um sistema de gestão completo, que permite realizar o gerenciamento de todas as áreas da sua instituição, como registro de atendimentos, controle de escalas e acompanhamento do desempenho financeiro.

Com um layout intuitivo e responsivo, o Volan é muito fácil de usar e, por isso, possui alta adesão entre os médicos anestesistas. Por outro lado, ele conta com um poderoso BI que reúne informações estratégicas para a gestão da sua empresa, traduzindo dados de maneira simples.

Com o Volan, você consegue alcançar muito mais eficiência e produtividade. Quer saber mais? Acesse agora mesmo e solicite uma demonstração gratuita para a sua empresa ou grupo de anestesista!