A gestão de dados e informação na saúde é um processo que tem ganhado espaço neste setor, especialmente com a chegada de novas tecnologias e o surgimento de ferramentas direcionadas para o segmento.

Segundo o Distrito Healthtech Report 2020, 25% das startups brasileiras desta esfera são focadas em melhorar o gerenciamento de clínicas, hospitais, laboratórios e outros grupos de saúde. 

Além disso, 17,3% visam facilitar o acesso à informação e 6,5% auxiliam com a gestão de dados por meio de Big Data. 

Com essas novas demandas do mercado, adotar maneiras para melhorar a gestão de dados e informação não se tornou apenas um diferencial competitivo para as empresas médicas, mas também uma maneira de garantir uma administração mais clara e eficiente da operação.

Para te ajudar a entender os benefícios desse processo e como o gerenciamento de dados facilita a atuação das instituições de saúde, elaboramos um conteúdo completo. Confira!

Leia também: Como otimizar a gestão de ficha de anestesia eletrônica

Quais os benefícios de se investir na gestão de dados e informação?

Dentre os benefícios de se investir na gestão de dados e informação, podemos citar:

  • Melhor visualização acerca da performance da empresa;
  • Gerenciamento baseado em informações reais, atualizadas e confiáveis;
  • Redução de custos com desperdícios ou outros tipos de prejuízos;
  • Prevenção e antecipação de problemas;
  • Implementação de constantes melhorias de acordo com as informações obtidas pelos indicadores;
  • Garantia de iniciativas de acordo com as normas e legislações vigentes.

Como a gestão de dados auxilia as empresas e grupos de anestesia?

De acordo com o relatório Panorama das Clínicas e Hospitais 2021, 40% das instituições de saúde ouvidas disseram que um dos principais desafios de seus negócios é o controle financeiro.

Alguns outros gargalos identificados pelos gestores respondentes foram: falhas no controle de performance, dificuldades para organizar a equipe e problemas para gerir consultas.

Diante disso, uma maneira de resolver essas falhas na operação é reforçar a gestão de dados e informação, especialmente em empresas de anestesia.

Por sua vez, isso é possível por meio de ferramentas tecnológicas que auxiliam nesse gerenciamento e facilitam em processos, como:

  • Gestão de glosas;
  • Otimização financeira e administrativa;
  • Administração de escalas dos profissionais;
  • Acompanhamento da experiência do paciente.

Outro fator importante que pode ser destacado é o momento atual, em que as demandas do setor da saúde foram aceleradas por conta da pandemia e suscitou a necessidade de contar com instituições mais eficientes.

Portanto, implementar a gestão de dados e informação garante segurança nas operações e minimiza os riscos de erros que coloquem em risco não apenas a saúde dos pacientes, mas também a atuação da empresa de saúde. 

Leia mais: Como melhorar os processos de faturamento no setor da saúde

Conte com a tecnologia para gerenciar dados!

O Volan é um aplicativo de gestão exclusivo para anestesistas que chegou para revolucionar o modo de gerenciar a operação.

Com um layout muito simples e fácil de mexer, o app foi idealizado a partir da experiência de Fábio Feltrim, médico anestesista, gestor de grupo de anestesia há mais de 10 anos e co-fundador do Volan.

Portanto, o Volan surgiu para ser um sistema de gestão que atendesse inteiramente as necessidades das empresas de anestesia, realizando o gerenciamento inteligente da performance da empresa por meio do controle do faturamento, produtividade, qualidade, experiência e escala de profissionais

Além disso, o Volan faz integração de maneira acertada para outras plataformas, otimizando toda a gestão financeira e administrativa da instituição de saúde. 

Disponível para Web, Android e IOS, o Volan ajuda as empresas de anestesia na gestão de dados e informação, contando com um power BI de alta capacidade técnica, permitindo análises aprimoradas e constantes melhorias da operação.

Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e conte com o auxílio do Volan!