Entender como aumentar a produtividade da equipe de maneira eficiente é uma das iniciativas mais importantes na gestão do time de anestesistas.

Na prática, ao atingir melhor desempenho da equipe, é possível também potencializar os resultados de toda a empresa, maximizar a efetividade da operação, reduzir custos e ampliar a qualidade dos serviços prestados.

Entretanto, para atingir esses retornos, os gestores lidam diariamente com alguns problemas que afetam consideravelmente a eficiência dos colaboradores. 

Para entendermos quais são esses percalços e como lidar com eles, preparamos um conteúdo completo. Continue com a sua leitura e saiba mais. 

Leia também: 5 dicas para melhorar a gestão de glosas

Problemas que afetam a produtividade da equipe de anestesistas

Os problemas que afetam a produtividade da equipe, geralmente, estão ligados à rotina desses profissionais que é constantemente estressante.

Um artigo publicado na Revista Brasileira de Anestesiologia nos revela que dentre os principais fatores, encontramos:

  • Jornada de trabalho excessiva;
  • Problemas jurículos;
  • Preocupações com a vida familiar;
  • Dificuldades em lidar com os tratamentos ou perdas de pacientes;
  • Conflitos dentro e fora do local de trabalho;
  • Equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

Outro aspecto que deve ser citado, especialmente no momento atual, em que a pandemia do novo coronavírus impacta diretamente as iniciativas deste setor, é a saúde emocional

Além do medo dos profissionais em se contaminarem ou passar a doença para algum familiar, um levantamento do Portal PEBMED nos revela que 28,9% dos especialistas da saúde estão muito mais estressados.

Como também, o isolamento social tem sido um fator relevante para prejudicar a saúde mental desses profissionais. Ainda de acordo com essa pesquisa, 31% dos respondentes disseram que precisaram morar sozinhos para não colocar em risco os seus familiares. 

Tudo isso combinado aos problemas relacionados ao gerenciamento interno prejudica a eficiência da equipe de anestesia e a qualidade dos serviços, afetando a experiência do paciente e dos próprios cirurgiões. 

Veja mais: Gestão de dados e informação na saúde: tudo o que você precisa saber!

Como aumentar a produtividade da equipe de anestesistas?

Todos os aspectos citados no tópico anterior promovem graves consequências às instituições de saúde, podendo gerar erros médicos, prejudicar a imagem do profissional e da própria empresa, abrir espaço para sanções judiciais ou outros processos semelhantes.

Portanto, quando falamos sobre como aumentar a produtividade da equipe, o primeiro passo é proporcionar um ambiente de trabalho agradável, em que se preze pela saúde física e mental dos colaboradores e minimize os riscos de esgotamento.

Nesse cenário, é importante implementar escalas de trabalho adequadas e compatíveis, de modo que o anestesista consiga equilibrar seus afazeres profissionais com a vida pessoal e acadêmica.

Leia mais: Como otimizar a gestão de ficha de anestesia eletrônica

Além disso, é de suma importância propor e educar os colaboradores acerca de bons hábitos saudáveis, como maneiras de ter um sono regulado, melhorias na alimentação, práticas de atividades físicas ou outras iniciativas que sejam necessárias.

Quanto mais felizes e satisfeitos estiverem os anestesistas, melhor será o desempenho de toda a equipe, assim como menores são as chances de falhas e problemas na operação.

Por fim, é fundamental dar a devida atenção aos processos de gestão e contar com a tecnologia para administrar todo o time se o objetivo, como é o caso da Volan, aplicativo de gerenciamento específico para anestesistas.

O Volan auxilia na identificação, monitoramento e controle da qualidade dos serviços prestados, assim como na experiência dos pacientes e cirurgiões. 

Além disso, o Volan possui um design intuitivo e responsivo, que facilita o preenchimento e adesão por parte dos médicos anestesistas. 

Desse modo, é possível controlar com assertividade as escalas dos profissionais, gerenciar o faturamento e acompanhar o desempenho financeiro da instituição de saúde.

Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e veja como aumentar a produtividade da equipe de anestesista com o Volan!