A transformação digital já se espalhou por toda a sociedade e alcançou diferentes setores, inclusive o da saúde. Nesse cenário, diversas empresas de anestesia estão estudando a possibilidade de implementar um sistema de gestão para otimizar os processos internos. 

Na prática, essa ferramenta tem como objetivo centralizar o gerenciamento de uma instituição de saúde, promovendo maior controle sobre a operação, procedimentos e recursos envolvidos. 

Quando nos referimos a empresas e grupos de anestesia, um sistema de gestão pode ser bastante estratégico, isso porque auxilia na organização dos profissionais e na adoção de um gerenciamento baseado em dados.

Além disso, essa ferramenta pode trazer alguns benefícios, como:

  • Facilita o acompanhamento de todos os processos internos;
  • Garante confiabilidade nas informações geradas;
  • Permite tomadas de decisões mais efetivas;
  • Otimiza custos.

No entanto, para que essas vantagens sejam alcançadas com o investimento em um sistema de gestão para empresas de anestesia, é necessário escolher a ferramenta que melhor atende às necessidades desse tipo de operação e conte com suporte aprimorado.

Com o objetivo de te ajudar nesse processo, nós preparamos um conteúdo com algumas dicas do que você deve analisar antes de implementar essa tecnologia. Continue a leitura e confira.

Veja também: Rotinas em anestesiologia: principais problemas e como evitá-los

Dicas para escolher um sistema de gestão para empresas de anestesia

Implementar uma nova ferramenta na operação é algo que deve ser feito com cuidado e de maneira muito planejada, independentemente do segmento da empresa. 

Isso porque tecnologias erradas ou mal instaladas podem trazer mais prejuízos do que ganhos, como a subutilização, descentralização de informações e, consequentemente, erros na operação.

Para evitar essa realidade, as empresas e profissionais de anestesia precisam ficar atentos em alguns detalhes que os auxiliem a escolher a melhor ferramenta.

Analise se o sistema possui uma entrada de dados simples

Sabemos que os profissionais de saúde têm um inimigo em comum: o tempo. Nesse cenário, os anestesistas, durante um procedimento cirúrgico, não podem despender um período grande de tempo para fazer relatórios ou utilizar uma ferramenta obsoleta.

Por isso, é essencial analisar se a plataforma escolhida é simples e intuitiva, que facilite a imputação de dados por parte dos profissionais, otimizando o tempo na rotina tão corrida.

Verifique se a plataforma possui acesso multiusuário

Uma empresa de anestesia é composta por vários especialistas, certo? Eles podem ser tantos os médicos quanto profissionais administrativos, contábeis e atendentes, por exemplo.

Nesse cenário, é necessário que todos esses especialistas tenham acesso em tempo real às informações imputadas no sistema, assim como consigam atualizar de acordo com as suas atribuições.

Para isso, é fundamental optar por uma plataforma com acesso multiusuário, que permita a utilização simultânea por diversos profissionais. Dessa forma, garante-se maior controle sobre os fluxos operacionais, assim como as informações relacionadas aos procedimentos e atendimentos realizados. 

Leia mais: 10 vantagens de um sistema de gestão empresarial específico para grupo de anestesia

Entenda se o sistema possui medidas de segurança da informação

Outra questão que deve ser levada em consideração pelas empresas de anestesia no momento de buscar por um sistema de gestão é a segurança da informação

Sabemos que instituições de saúde lidam com muitos dados de cunho pessoal, tanto dos profissionais que atuam dentro dessas empresas quanto dos pacientes, fornecedores e clientes.

Por sua vez, o vazamento ou roubo desses dados pode abalar a confiabilidade da organização e gerar sanções legais, principalmente com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em vigor no Brasil desde 2020.

Portanto, certifique-se de que a ferramenta escolhida tem recursos aprimorados de segurança que sejam capazes de impedir ataques, assim como minimizar vulnerabilidades.

Analise as possibilidades da ferramenta

Um sistema de gestão deve ser completo e atender às necessidades do seu negócio. Por essa razão, fique muito atento às possibilidades que a ferramenta oferece à sua empresa. 

Caso o contrário, você corre o risco de não conseguir gerenciar tudo o que precisa por uma única plataforma e descentralizar informações, gerando gargalos e erros na operação.

Certifique-se de que a plataforma emite relatórios

Por fim, a transformação digital trouxe um mundo baseado em dados. Atualmente, não é possível gerenciar uma operação de saúde sem informações e os gestores já entenderam isso. 

Um artigo publicado recentemente pelo CIO nos revela que a gestão baseada em dados nesse setor promove benefícios como: maior segurança ao paciente, preservação da equipe médica, tomadas de decisões mais acertadas e eficiência na operação.

Por essa razão, verifique se o sistema de gestão escolhido emite relatórios atualizados e permite uma análise detalhada do seu negócio.

Você pode se interessar: Gestão de dados e informação na saúde: tudo o que você precisa saber!

Conheça o Volan!

O Volan é um sistema de gestão específico para empresas de anestesia que foi desenvolvido com o objetivo de atender todas as necessidades da área.

Feito por meio de uma parceria do Fábio Feltrim, Anestesista com mais de 10 anos de experiência, e Alexandre Cruz, Engenheiro de Computação, o Volan nasceu com a missão de ser um aplicativo simples de usar, com alta disponibilidade técnica e totalmente aderente à rotina dos especialistas.

Contando com um design intuitivo, o Volan permite a gestão de escalas, produtividade e faturamento, experiência, qualidade e acompanhamento financeiro. Tudo isso em um único lugar.

Deseja saber mais? Entre agora mesmo e experimente uma demonstração exclusiva do Volan totalmente gratuita.