A gestão de desempenho é uma iniciativa que permite aos gestores entenderem como anda a performance de suas empresas. Por sua vez, esse processo é implementado em organizações dos mais diversos setores, inclusive na saúde. 

Por meio de indicadores estratégicos, é possível acompanhar se os planejamentos estão sendo devidamente cumpridos, assim como mensurar dados financeiros e fazer a gestão de qualidade, outra métrica essencial para o sucesso de uma instituição da saúde.

Sabemos que em cada procedimento realizado por um médico anestesista, ele não lida apenas com um paciente isolado e sim com uma vida. Portanto, é imprescindível garantir as melhores condições para que os tratamentos sejam feitos de maneira segura.

Diante disso, a gestão de desempenho representa um papel fundamental também para identificação de lacunas e implementação de medidas corretivas de maneira ágil, estratégica e eficiente, quando necessário.

Para entendermos um pouco sobre a importância desse indicador e como implementá-lo na sua empresa de anestesia, elaboramos um conteúdo completo. Continue com a sua leitura e saiba mais. 

Você pode se interessar: Como garantir a gestão de qualidade nas empresas de anestesiologia?

Qual é a importância desse indicador?

A correta gestão de desempenho proporciona uma série de benefícios para todos os agentes envolvidos nos tratamentos de saúde, como:

  • Pacientes: potencializa a confiança do paciente nos tratamentos, garante melhor experiência durante as fases pré e pós-operatória, aumenta a satisfação com o hospital e proporciona uma recuperação saudável;
  • Médicos: reduz os riscos de erros, maximiza a qualidade dos serviços prestados e otimiza a rotina desses profissionais;
  • Instituições: aumenta o retorno financeiro, reduz problemas, potencializa a eficiência de toda a empresa, maximiza o relacionamento com outros parceiros (como convênios médicos) e promove diferencial competitivo. 

Mais lidos: Como o sistema de faturamento facilita o controle de empresas de anestesia?

Como realizar a gestão de desempenho na sua empresa de anestesia?

Para realizar a gestão de desempenho em empresas de anestesia, os gestores precisam não apenas implementar processos mais padronizados, mas também tornar a rotina e os atendimentos mensuráveis.

Isso apenas é possível por meio da tecnologia. Os controles manuais, como planilhas, agendas e fichas de papéis, não permitem fácil gerenciamento da organização, são passíveis a erros e ainda tomam um tempo precioso do time.

Por essa razão, diversas instituições já começaram a migrar suas operações para o mundo digital, em busca de não apenas ganhar em eficiência, mas também em melhor controle interno.

Para se ter uma ideia, segundo a Accenture, 61% dos profissionais da área já utilizam algum tipo de ferramenta tecnológica para gerenciamento dos atendimentos.

Um artigo, este divulgado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), mensura alguns dos benefícios dessas inovações nos serviços da saúde, como redução de custos, democratização do acesso e melhorias na qualidade dessas iniciativas. 

Leia também: Transformação digital no seu grupo de anestesia: 7 dicas para implementar

Apesar de todas as vantagens, a transformação digital deve ser realizada com cuidado e com o auxílio de um parceiro especializado na área, como o Volan, sistema de gestão específico para empresas de anestesia.

Contando com um layout simples e intuitivo, o Volan possui rápida adesão entre os médicos por ser fácil de manusear. 

Com alta capacidade técnica, o aplicativo está disponível tanto para ambientes da Web, quanto para Android e IOS, o que garante toda flexibilidade que esses profissionais precisam.

Por outro lado, o Volan possui um poderoso BI, que permite controlar toda a operação e gerenciar aspectos como: escala, performance financeira e registro dos atendimentos.

Com isso, os gestores conseguem implementar uma aprimorada gestão de desempenho, garantindo qualidade e eficiência no gerenciamento da instituição.

Quer saber mais? Acesse agora mesmo e conte com o nosso time!