A gestão de qualidade permite aos gestores entender a eficiência dos procedimentos realizados de acordo com as diretrizes de padronização e segurança.

Em primeiro momento, a melhoria era discutida em instituições de saúde como uma medida para reduzir custos. Por essa razão, empresas que implementavam esse processo conseguiam alcançar diferencial competitivo.

Atualmente, porém, a dinâmica é distinta. O foco das empresas de anestesia não é mais a minimização de gastos (apesar de ser uma consequência de um controle de qualidade efetivo), mas sim a experiência do paciente.

Para tal, as instituições passaram a avaliar todos os processos inclusos no cuidado e assistência aos pacientes, visando proporcionar melhor experiência durante os procedimentos e, consequentemente, um resultado final mais satisfatório.

Leia mais: Experiência do paciente: entenda a importância e como garantir uma vivência positiva 

Como garantir a gestão de qualidade em empresas de anestesia?

Implementar a gestão de qualidade em empresas de anestesia pode ser uma missão complexa, isso porque envolve planejamento e o devido acompanhamento da operação. Confira algumas dicas:

Análise do desempenho e monitoramento dos processos internos

Sabemos que uma anestesia não é somente o procedimento em si realizado durante a cirurgia. Existe todo um acompanhamento pré e pós operatório, com exames e monitoramento constante, especialmente quando se trata de um caso mais delicado.

Diante disso, para garantir a qualidade de toda a equipe de médicos, é preciso analisar o desempenho de todos os processos internos, o que envolve avaliação desses pacientes, tipos de iniciativas empregadas, tempo destinado e outros indicadores.

Acompanhamento de indicadores

Elencando o tópico anterior, para acompanhar devidamente os processos internos, é preciso monitorar indicadores padrões, como eventos adversos, satisfação dos pacientes, taxa de suspensão de procedimentos, taxa de intubação e outros.

A análise de cada métrica permite às empresas de anestesia não apenas ter melhor controle sobre a operação, mas também identificar rapidamente indícios de adversidades ou cenários em que os aspectos básicos de qualidade não estão sendo atendidos.

Leia mais sobre o assunto: 6 indicadores que todo médico anestesista deveria acompanhar

Implementação de tecnologias para automatizar processos

Por fim, as iniciativas manuais ou tradicionais de administração de processos dentro das instituições de saúde não são mais eficientes, além de abrirem espaços para erros, essas medidas tornam a operação mais lenta, geram gargalos e perdas.

Nesse cenário, a melhor maneira de garantir uma boa gestão da qualidade na sua empresa de anestesia é implementando tecnologias apropriadas para automatizar o acompanhamento desses fluxos.

Por meio das ferramentas certas, todos os médicos conseguem ter uma visão holística sobre suas atividades, intervenções, operações realizadas, processos agendados e, principalmente, indícios de divergências.

Veja também: Como o sistema de faturamento facilita o controle de empresas de anestesia?

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