Com a polarização da transformação digital, diversas empresas estão buscando maneiras de implementar uma gestão inteligente, inclusive do setor da saúde.

E isso não é por acaso, o Big Data, área responsável por criar mecanismos para tratar dados, promove diversos benefícios às corporações, como:

  • Gerenciamento mais transparente;
  • Melhor controle operacional;
  • Tomadas de decisões mais assertivas;
  • Confiabilidade das informações;
  • Diferencial competitivo.

Não é atoa que o mercado de Big Data pode atingir US $ 103 bilhões em investimentos até 2023, enquanto os dados aplicados à saúde podem valer US $ 67,82 bilhões em 2025, segundo informações divulgadas pela TechJury.

Além disso, de acordo com o mesmo levantamento, cerca de 90% dos dados que geramos hoje não são estruturados e 95% das organizações citam que o gerenciamento de informações nessas condições é um desafio atual. 

Diante disso, empresas de anestesia estão atentas às tendências de gestão inteligente com o objetivo de melhorarem seus tratamentos assistenciais e o atendimento ao paciente. Confira abaixo algumas iniciativas que podem te ajudar a realizar um gerenciamento baseado em dados

Leia também: Qual o papel da tecnologia na área da saúde e como adotar?

Como realizar um gerenciamento baseado em dados?

Dentre as principais ações que podem tornar a gestão da sua empresa ou grupo de anestesia mais inteligente, podemos destacar:

Comece por mudanças estruturais

Se a sua instituição de saúde possui processos operacionais tradicionais, a implementação de uma gestão inteligente depende de uma transformação digital e isso apenas é possível com a mudança no mindset de toda a operação.

O que isso significa? Médicos e outros profissionais estão acostumados a registrarem as informações de atendimento de uma maneira manual, seja por planilhas ou guias de papel.

Embora sejam formas que funcionem minimamente, são passíveis a erros, ineficiências e gargalos dentro das instituições de saúde. 

No entanto, para mudar a maneira como as coisas acontecem, é preciso envolver todos os especialistas, propondo mudanças no modo como eles enxergam os processos atuais e explanando acerca das vantagens que a inovação pode trazer à sua organização.

Nenhum processo de transformação digital será eficiente sem o empenho dos profissionais envolvidos, afinal, podem ocorrer subutilização das tecnologias, o que tornaria o fluxo de registro, tratamento e armazenamento de dados ainda mais problemático. 

Entenda como são realizados os processos hoje

Em seguida, realize um mapeamento da sua operação, entendendo qual é o “caminho” que os dados fazem dentro da sua empresa. 

Ao compreender como os processos são realizados, é possível não apenas encontrar gargalos, mas também oportunidades de otimização, baseadas sempre no propósito de trazer mais confiabilidade para a instituição de saúde. 

Busque por ferramentas apropriadas

Lembra-se que falamos a respeito da inovação? Pois bem, não é possível realizar uma gestão inteligente sem ferramentas apropriadas. A tecnologia é a base fundamental para propor um processo de registro e tratamento de dados mais eficiente.

Entretanto, para que a inovação seja efetiva, é preciso buscar por sistemas que atendam às necessidades da sua organização. 

Sabemos que instituições de saúde possuem fluxos próprios e diferenciados se comparados a outros tipos de empresas, por essa razão, necessitam de softwares mais customizados às suas especificidades. 

Leia mais sobre o assunto: 5 desafios na adoção de um sistema de gestão em empresas de anestesia

Capacite o seu time para lidar com as novas tecnologias

Por fim, para que o gerenciamento baseado em dados seja efetivo na sua empresa ou grupo de anestesia, é essencial capacitar todos os médicos para lidarem com as novas ferramentas.

Nesse sentido, prepare não apenas treinamentos direcionados, mas abra um canal para esclarecimento de dúvidas ou outras necessidades que os profissionais tenham. Quanto mais alinhados estiverem, menores são as chances de erros e maiores os resultados. 

Tenha uma gestão inteligente na saúde com o Volan!

O Volan é um sistema de gestão específico para empresas e grupos de anestesia. Contando com um layout intuitivo e responsivo, o Volan foi pensado para ser um software completo, porém, fácil de usar, viabilizando melhor adesão por parte dos médicos anestesistas.

Nesse cenário, o Volan auxilia em processos como:

  • Gestão e monitoramento do registro de informações;
  • Controle de escalas;
  • Gerenciamento de experiência e qualidade;
  • Gestão de faturamento e desempenho financeiro.

De maneira simples, o Volan possui um power BI completo, que trata e classifica os dados estratégicos para a sua instituição, tornando a gestão inteligente uma realidade e apoiando tomadas de decisões mais assertivas.

Quer ver na prática como o Volan funciona? Acesse agora mesmo e solicite uma demonstração gratuita