Não há dúvidas de que uma das principais bases das empresas é o gerenciamento de qualidade, essa iniciativa é responsável por garantir que os produtos e serviços atendam às necessidades dos clientes. Para tal, é preciso empregar um sistema de gestão da qualidade

Em instituições de saúde, esse processo é ainda mais importante, afinal, quaisquer erros ou inconformidades podem não apenas custar a imagem da organização, mas também a qualidade e segurança dos tratamentos assistenciais e cuidados com os pacientes. 

O Sistema de Gestão da Qualidade, também conhecido pelo acrônimo SGQ, é certificado pelo ISO 9001, um conjunto de normas regulamentadas pela ABNT, Associação Brasileiro de Normas Técnicas, que define alguns princípios para implementar essa iniciativa. Confira abaixo quais são eles e como adotá-los na sua empresa de saúde. 

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Quais são os princípios da gestão da qualidade?

Dentre os principais aspectos que devem ser considerados na implementação do sistema de gestão da qualidade, estão: 

Foco no paciente

O primeiro ponto é a valorização do ativo principal da empresa: os clientes. No caso das instituições de saúde, esses consumidores são os pacientes e possuem uma relação muito mais intimista com a organização, isso porque envolve uma interação de confiança e segurança.

Portanto, é importante conhecer muito bem o seu público e garantir atendimentos de qualidade, de modo a gerar valor aos seus pacientes, estreitar um relacionamento de credibilidade e viabilizar melhores condições de tratamento. 

Processos bem definidos

Não é possível implementar o sistema de gestão da qualidade sem processos bem definidos. Eles são a base para a administração de qualquer empresa e no segmento da saúde não é diferente. 

Crie diretrizes e protocolos transparentes e os informe a toda a equipe. Quanto mais estratégico for esse planejamento, melhor será a abordagem da sua instituição e com mais facilidade você conseguirá acompanhar a operação, atendimentos e, principalmente, desempenho. 

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Envolvimento da equipe

Os médicos são uma parte crucial da sua instituição e se você deseja atingir sucesso na gestão de qualidade, é preciso envolver todo o time. 

Isso significa que esses profissionais precisam compreender os processos internos e atuar ativamente para cumprir essas diretrizes. 

Além disso, é fundamental manter o time engajado e motivado, assim como criar uma cultura organizacional pautada na comunicação, transparência e ética, em que todos se sintam livres e encorajados para reportar situações e trazer novas ideias. 

Constantes melhorias

Com tudo isso que pontuamos até aqui, a implementação do sistema de gestão da qualidade permite a busca por constantes melhorias, de modo a manter sempre padrões elevados de conformidade na operação.

Para tal, é essencial definir e acompanhar métricas estratégicas, que indiquem os resultados e o desempenho do seu negócio. 

Esses indicadores auxiliam também em reduções de custos e rápida identificação de quaisquer problemas, permitindo tomadas de decisões baseadas em dados e mapeamento de insights para melhorias da empresa. 

Como implementar o sistema de gestão da qualidade?

Se você deseja obter o certificado ISO 9001 de gestão de qualidade, é importante ressaltar que esse documento apenas pode ser emitido por um órgão certificador reconhecido pelo IAF (International Accreditation Forum). 

No Brasil, esse processo fica sob responsabilidade do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

Para tal, é feito um comitê de qualidade, que envolve auditorias internas, levantamento de informações acerca do contexto da organização, planejamento, avaliação de desempenho e implementação de melhorias. 

O Volan pode te ajudar a monitorar todos esses indicadores na sua empresa de anestesia de maneira simples e eficiente, elevando os padrões de qualidade da sua instituição.

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Consistindo em um aplicativo de gestão específico para grupos e empresas de anestesia, o Volan é simples, intuitivo e responsivo. Com tecnologia de última geração, o Volan auxilia nas seguintes áreas:

  • Gestão de qualidade;
  • Gestão de faturamento;
  • Gestão de experiência;
  • Gestão de escalas. 

O Volan pode ser usado tanto por ambientes da web, quanto por dispositivos Android e IOS, facilitando o registro e acompanhamento de toda a operação.

Utilizar a tecnologia para o gerenciamento de qualidade da sua empresa pode trazer uma série de benefícios, como: otimização de processos, melhorias nos atendimentos, diminuição do tempo de espera do paciente, minimização de erros na operação e redução de glosas. 

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