Sabemos que a pandemia aumentou consideravelmente as demandas dentro das instituições de saúde. Por isso, diversos gestores estão buscando opções de automação para atender essa nova carga, como o sistema de gestão para médico.

E a estimava é que 2021 seja um ano ainda mais desafiador quando nos referimos aos custos médicos e hospitalares a nível global. Para se ter uma ideia, segundo o relatório MMB Health Trends, feito pela Mercer Marsh Benefícios, os gastos podem duplicar somente neste ano. 

Esse crescimento deve-se, principalmente, ao maior número de cuidados assistenciais, serviços de diagnósticos e o expressivo atendimento de pacientes em tratamento da Covid-19.

Diante disso, implementar ações para reduzir custos não é apenas um diferencial para as organizações de saúde, mas também uma obrigação entre aquelas instituições que querem sobreviver ao momento atual e maximizar a eficiência dos atendimentos.

Por sua vez, a automação e a otimização de processos desempenham um papel importante para alcançar plena efetividade na operação e, consequentemente, minimizar determinados gastos, especialmente em instituições da saúde.

Nesse cenário, veja abaixo quais os benefícios de transformar digitalmente a sua instituição por meio de um sistema de gestão para médico.

Você pode se interessar: Gestão inteligente na saúde: como realizar um gerenciamento baseado em dados?

Por que o sistema de gestão para médico ajuda a reduzir custos?

Dentre as principais características de um sistema de gestão para médico que auxilia no melhor controle de gastos, estão: 

Otimiza o tempo da equipe

Sabemos que as rotinas dos profissionais da saúde são caóticas, especialmente quando nos referimos aos anestesistas. 

Entre plantões, chamados de emergência e cirurgias eletivas, os especialistas ainda precisam sempre manter o controle dos atendimentos atualizado.

O problema nisso? Com meios de gerenciamento manuais, os médicos acabam perdendo muito tempo preenchendo planilhas ou, ainda, guias de papel.

Além de ser um processo ineficaz, ainda abre espaço para erros. Tudo isso pode ser corrigido por meio da tecnologia na área da saúde, que permite a implementação de uma metodologia mais efetiva, capaz de otimizar o tempo dos profissionais com tarefas burocráticas.

Reduz as glosas

Ao minimizar erros e entraves, um sistema de gestão para médico também reduz glosas, que são as famosas desavenças de informações nas guias médicas que causam recusas dos planos de saúde.

Com a tecnologia, é possível automatizar grande parte do preenchimento desses documentos, traçando padrões baseados, inclusive, nas regras das seguradoras de saúde, evitando divergências que afetem o faturamento da sua empresa de anestesia.

Aumenta a produtividade

Com processos otimizados, os médicos conseguem focar naquilo que mais importa: o atendimento assistencial. Por isso, esses profissionais passam a ser ainda mais produtivos e eficientes, investindo tempo no cuidado do paciente.

Em compensação, a qualidade dos atendimentos também aumenta exponencialmente, maximizando a satisfação dos pacientes com a instituição de saúde e influenciando, inclusive, o bem-estar de familiares e outros acompanhantes do paciente em tratamento. 

Minimiza as vulnerabilidades no tratamento de dados

Por fim, sabemos que a proteção de dados é um dos assuntos mais emergentes do momento atual, afinal, a chegada da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) escancarou um problema bastante preocupante das instituições: a vulnerabilidade no tratamento e armazenamento de dados pessoais. 

Nesse sentido, um sistema de gestão para médico auxilia não apenas na adequação à nova legislação, propondo uma infraestrutura mais robusta de segurança digital, mas também garante que nenhum dado seja perdido (perigo presente no armazenamento de fichas físicas, por exemplo). 

Leia também: Como escolher um sistema de gestão para empresas de anestesia?

Conheça o Volan!

Você está considerando a adoção de um sistema de gestão para médico na sua instituição de saúde? O Volan pode te ajudar! 

Consistindo em um software específico para anestesistas, o Volan permite total controle da operação e facilita o cotidiano dos profissionais.

Totalmente intuitivo e responsivo, o Volan possui uma série de funcionalidades que permite a gestão de toda a rotina das empresas e grupos de anestesia, como o controle de faturamento, gerenciamento de qualidade e gestão de escalas.

Além disso, o Volan pode ser utilizado em dispositivos Android e IOS, assim como ambientes da web, maximizando a flexibilidade da operação e a conectividade.

Como também, possui um power BI completo que reúne dados atualizados acerca de toda a empresa, o que permite identificar erros e retirar insights para constantes melhorias na instituição.

Quer saber como o Volan funciona na prática? Você pode solicitar uma demonstração gratuita. Acesse agora mesmo!