Uma boa gestão do tempo e produtividade é um desafio não apenas para empresas do segmento da saúde, mas também para organizações de todos os setores do mercado.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa feita pela Dynatrace e divulgada pelo CIO nos revela que 70% dos gestores relataram que os seus times passam muito tempo desenvolvendo tarefas manuais e repetitivas. Esse cenário, por sua vez, afeta toda a qualidade e eficiência da operação.

Quando voltamos ao segmento da saúde, essa realidade acaba por ser ainda mais preocupante, isso porque essas instituições são totalmente intoleráveis a erros ou indisponibilidades, afinal, qualquer um desses acontecimentos pode prejudicar o tratamento do paciente ou, até mesmo, resultar em acontecimentos graves.

Diante disso, aderir a medidas eficientes para gestão do tempo e produtividade é crucial para que os médicos e especialistas consigam atuar em prol do paciente, garantindo atendimentos assistenciais mais efetivos, reduzindo o tempo de espera e proporcionando uma boa experiência durante os tratamentos.

Nesse sentido, confira abaixo algumas iniciativas que podem te ajudar a maximizar o gerenciamento da sua empresa ou grupo de anestesistas.

Você pode se interessar: Importância da gestão de desempenho nas instituições de saúde

Dicas para maximizar a gestão do tempo e produtividade em instituições da saúde

Dentre as principais ações que ajudam a otimizar a gestão do tempo e produtividade em instituições de saúde estão: 

Defina e cumpra os processos

Sabemos que os procedimentos realizados pelas instituições de saúde são complexos. Sem processos muito bem definidos e seguidos por todos da organização, dificilmente sua empresa conseguirá cumprir prazos e manter toda a qualidade nos atendimentos.

Por essa razão, estabeleça fluxos acertados de todos os processos internos e incentive a comunicação interna, de modo que todos os médicos e outros profissionais envolvidos entendam o funcionamento da operação.

Um ponto importante nesse primeiro momento é sempre documentar esses procedimentos. A rotatividade de pessoas é muito comum nas empresas, inclusive no segmento da saúde. 

Ao manter os processos registrados, as instituições não apenas facilitam a integração de novos parceiros, mas também reduz riscos de determinados conhecimentos se perderem com a troca da equipe. 

Saiba mensurar o tempo de cada tratamento

Com processos definidos, é momento de mensurar o tempo de cada tipo de tratamento. Médicos anestesistas lidam com diversas intervenções cirúrgicas, desde simples Videolaparoscopias até uma complexa Miectomia Septal.

Por níveis de dificuldades e a depender do estado de saúde do paciente, cada tipo de cirurgia tem um tempo diferenciado. Nesse sentido, é preciso mensurar o período aproximado de cada tratamento e, com isso, organizar efetivamente a agenda dos médicos. 

Essa iniciativa ajuda também a identificar e estabelecer prioridades, especialmente em cenários que problemas de última hora ou emergências são tão comuns de ocorrer. 

Veja também: Como garantir a gestão de qualidade nas empresas de anestesiologia?

Defina e monitore os indicadores

O ponto-chave para quem deseja otimizar a gestão do tempo e produtividade é a definição de indicadores. Essas ferramentas auxiliam no constante monitoramento da operação, assim como identificação de erros ou indícios de melhorias.

Se tratando de empresas de anestesia, é necessário acompanhar uma série de métricas, como os atendimentos realizados, tempos envolvidos, insumos, glosas, produtividade do time e outros. 

Invista em tecnologia

Por fim, invista em tecnologia. Com sistemas apropriados, é possível alcançar um controle operacional mais ágil, pautado na eficiência e sem deixar a qualidade de lado.

Além disso, os médicos têm acesso a plataformas completas, que facilitem o preenchimento de dados e eliminem o tempo gasto com tarefas manuais e repetitivas. 

Você pode se interessar: Gestão inteligente na saúde: como realizar um gerenciamento baseado em dados?

Conte com o Volan!

O Volan é um aplicativo de gestão específico para empresas e grupos de anestesia. Contando com um layout completamente intuitivo e responsivo, o Volan nasceu a partir da parceria entre um médico anestesista com mais de 10 anos de experiência no mercado e um engenheiro da computação.

Com isso, o Volan foi pensado para ser um sistema fácil de manusear e totalmente aderente ao cotidiano dos profissionais da saúde. Além disso, possui uma interface simples, o que viabiliza rápida adesão entre os especialistas.

Com o Volan, a sua empresa consegue realizar uma efetiva gestão do tempo e produtividade, assim como controlar indicadores de faturamento, escalas dos médicos, glosas e atendimentos.

Tudo isso em um mesmo local e contando com um poderoso BI, que organiza todas as informações estratégicas, facilitando o acompanhamento da operação e identificação de insights.

Quer saber mais? Acesse agora mesmo e solicite uma demonstração gratuita!