Entender como aumentar a produtividade e eficiência das equipes é um desafio de empresas dos mais variados setores, inclusive em instituições da saúde.

A rotina turbulenta, os constantes atendimentos de emergência, gargalos internos, longos plantões e mais uma série de circunstâncias dificultam acompanhar esses indicadores, porém, eles são cruciais não apenas para o correto funcionamento desse tipo de negócio, mas também para crescimento sustentável a longo prazo.

De maneira prática, a produtividade pode ser definida como aquilo que é entregue em um determinado período. Ou seja, é medida por meio de um paralelo entre as atividades realizadas e o tempo envolvido. 

Em instituições de saúde, é possível acompanhar esses aspectos de variadas maneiras, tanto com indicadores relacionados à empresa, quanto com métricas direcionadas ao desempenho do time ou dos próprios profissionais individualmente. 

Nesse sentido, confira a seguir alguns segredos que podem ajudar a sua empresa de anestesia a aumentar a produtividade e eficiência das equipes de maneira assertiva. 

Leia também: Como realizar a gestão do tempo e produtividade em instituições da saúde?

Como aumentar a produtividade das equipes de anestesia? Confira 5 segredos!

Dentre as principais ações que auxiliam a aumentar a produtividade em empresas de anestesia, estão: 

1. Entender que o ativo humano é seu principal recurso 

É difícil falar sobre como aumentar a produtividade em empresas de saúde sem citar a importância de valorizar o ativo humano, ou seja, os profissionais que atuam diariamente dentro dessas instituições. 

Os médicos anestesistas possuem contatos diretos com os pacientes e cirurgiões, sendo peças fundamentais dos tratamentos assistenciais. 

Nesse cenário, é preciso não apenas promover um ambiente de trabalho equilibrado e acolhedor, mas também suscitar a comunicação e o relacionamento com todo o time. 

É fundamental garantir um clima organizacional favorável à constante otimização, aspecto que, em grande parte das vezes, é realizado pela própria equipe. 

2. Definir e acompanhar processos

Quando falamos sobre produtividade, precisamos entender que apenas é possível acompanhá-la por meio de processos muito bem estruturados. 

Diante disso, defina os fluxos de trabalho, especialmente no que diz respeito ao registro de informações. Com isso, crie padrões que deverão ser seguidos por todas as equipes. 

Uma dica nesse planejamento é mapear os tratamentos, elencando quais são as iniciativas que levam mais e menos tempo para serem realizadas. Dessa forma, é possível estabelecer prioridades e criar uma rotina mais equilibrada. 

3. Criar e analisar indicadores de desempenho

A partir da padronização, é momento de definir quais serão os indicadores de desempenho monitorados pela sua empresa de anestesia.

Lembra-se que falamos que existem diversas maneiras de acompanhar a produtividade dos médicos? Pois bem, dentre elas: performance individual dos anestesistas, tempo envolvido nos atendimentos, possíveis inconformidades e outras métricas. 

É preciso avaliar também indicadores de performance mais amplos, que envolvam a atuação na sua empresa ou grupo, como taxas de glosas, atendimentos realizados em um determinado período, informações de faturamento e desempenho financeiro. 

4. Promover treinamentos na equipe

Sabemos que, assim como em qualquer outro campo da ciência, a medicina muda a todo momento. Embora existam procedimentos muito bem definidos, sempre surgem iniciativas inovadoras de tratamentos assistenciais, novos medicamentos e, até mesmo, otimizações do que já existem. 

Diante disso, promova o constante treinamento do seu time, não apenas em relação às mudanças operacionais adotadas, mas também a possibilidades de novas pesquisas científicas. 

5. Apostar na automação 

Por fim, o grande segredo de como aumentar a produtividade das equipes de anestesia, sem dúvidas nenhuma, é a automação

Adotar ferramentas tecnológicas permite dizimar o trabalho manual, otimizar o registro e acompanhamento dos atendimentos, promover uma visão holística da operação e aumentar o controle de dados.

Outro benefício da transformação digital é o crescimento a longo prazo. Segundo a McKinsey, a automação pode aumentar a produtividade de uma empresa em 14% ano ano, o que permite expansão sustentável. 

Mais lidos: Tudo o que você precisa saber sobre o sistema de gestão da qualidade (SGQ)

Conte com o Volan!

O Volan pode ajudar a sua empresa ou grupo de anestesia a atingir eficiência e melhores resultados. Com um layout intuitivo e responsivo, o Volan é um sistema de gestão específico para anestesistas, que facilita o cotidiano das instituições de saúde. 

Com alta performance, o Volan permite a gestão de faturamento, assim como o gerenciamento de escalas dos profissionais, controle de glosas, além da gestão de qualidade e experiência.

Além disso, o Volan conta com um poderoso BI que facilita o acompanhamento da operação, promove uma visão holística da empresa e viabiliza a identificação de insights.  

Entre em contato agora mesmo e saiba como aumentar a produtividade da sua empresa de anestesia!