Quando um paciente busca uma instituição de saúde, normalmente ele já está, de alguma forma, fragilizado e inseguro sobre o que vai acontecer. Por isso, o médico e o grupo de anestesia precisam fazer com que ele se sinta bem e acolhido por todos.

Essa é a base do atendimento humanizado: a união entre um atendimento bem feito e a relação construída entre as duas partes em todo este processo.

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Qual a sua importância?

A ideia é melhorar a comunicação dos profissionais que estão atendendo, prezando pelo respeito e pela ética.

A partir disso, criam-se vínculos solidários e empáticos, que vão ajudar no entendimento do sofrimento, impactando diretamente na satisfação do paciente em si, fazendo com que ele se sinta à vontade, retornando para o mesmo local no futuro, se for preciso.

Como implementar?

Para que ele seja plenamente executado, é necessário que os responsáveis pela instituição deem as ferramentas certas, a fim de obter os melhores resultados.

A primeira é oferecer diversos canais de atendimento, para que o primeiro contato seja mais orgânico e fácil de ser realizado.

Fazer um treinamento constante do grupo de anestesia e da equipe médica como um todo também é vital, portanto a capacitação visando a qualidade deve ser uma prática periódica.

Reduzir ao máximo as filas de espera também colabora para a percepção de todos, sendo este momento um dos mais críticos, em que o paciente mais necessita de atenção.

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Benefícios do atendimento humanizado

Equipes médicas e grupo de anestesia que exercem a prática do atendimento humanizado, colhem alguns benefícios dessa abordagem.

A seguir, contaremos alguns deles.

Maior engajamento interno

O foco de atenção para todos é o bem-estar do paciente, mas para que tudo funcione plenamente, a clínica ou hospital precisa dar as condições necessárias aos seus parceiros de trabalho.

Ao proporcionar as melhores condições e infraestruturas possíveis, o grupo de anestesia e os médicos poderão se engajar cada vez mais neste modelo de tratamento, melhorando também o seu índice de satisfação.

Uma equipe engajada e satisfeita exerce as suas funções melhor, de uma forma mais unida e orgânica, resultando em uma melhora geral na unidade de saúde.

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Percepção positiva do local

A consequência natural do tópico acima, é uma melhora da percepção que os pacientes têm dos seus profissionais.

Com o grupo de anestesia e de médicos executando bem o atendimento humanizado, quem passa pela sua equipe percebe que há um esforço para promover o bem-estar dos seus clientes.

Dessa forma, sua imagem para o público se torna mais positiva, atraindo mais pessoas para a sua unidade.

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Maior eficácia

Como citamos no início, é comum o paciente procurar ajuda quando já está mais frágil e inseguro do que estaria normalmente. O grupo de anestesia e os médicos que praticam esse tipo de atendimento costumam ser mais eficazes em seus afazeres.

Receber atenção e ser bem tratado em situações como esta, facilita a criação de confiança entre as duas partes, melhorando os processos necessários e gerando melhores resultados.

Construir uma boa relação é fundamental para que haja menos resistência por parte dos clientes, derrubando barreiras antes mesmo de elas existirem.

Para melhorar o seu atendimento, conte com o Volan

Visando um melhor atendimento por parte dos médicos e do grupo de anestesia, apresentamos o Volan, que foi criado a partir da experiência prática de profissionais em centros cirúrgicos.

Nele foi construído um sistema de gestão de empresas médicas, que vai te ajudar a:

– Registrar cada atendimento;

– Monitorar as informações;

– Mapear eventuais falhas;

– Gerir a experiência do paciente.

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