Toda empresa, independentemente do segmento em que ela atua, busca uma equipe entrosada e de alto desempenho, mas para alcançar esse grau de excelência, é preciso adotar uma boa gestão de produtividade.

Com isso, você será capaz de motivar e engajar os seus parceiros de trabalho, fazendo com que se sintam mais à vontade para exercer o seu papel da melhor forma possível.

Neste artigo, vamos te contar do que se trata essa técnica e como aplicá-la em instituições de saúde.

Leia também: Entenda o que são as cooperativas médicas e como otimizá-las com tecnologia

O que é gestão de produtividade?

Como foi citado acima, a gestão de produtividade é uma técnica, que é desenvolvida a partir dos líderes das empresas, buscando tirar o melhor de cada pessoa presente em seu time, a fim de trazer os melhores resultados e performances.

Nela você deve planejar, monitorar e aprimorar seus processos internos, visando uma produtividade mais apurada e eficiente, trazendo benefícios tanto para o paciente, quanto para a empresa.

Se for bem aplicada, ela é capaz de corrigir e eliminar diversas falhas, otimizando pontos que precisam ser trabalhados, melhorando o seu atendimento e deixando-o mais rápido, por exemplo.

Como isso impacta na produtividade?

Exatamente por se tratar de uma gestão de produtividade, seu foco é melhorar sua eficácia dentro do ambiente profissional, portanto a tendência dela é potencializar sua lucratividade, fortalecer a sua marca e ainda conseguir melhores resultados.

Veja também: 4 mitos da gestão de tempo e produtividade de empresas de anestesia

Como ela pode ser desenvolvida?

Cada empresa tem a sua particularidade, mas existem pontos em comum que podemos citar aqui e que servem de norte para boa parte das instituições de saúde. A seguir, te contamos alguns deles.

Forneça a infraestrutura necessária

Não adianta ter o melhor profissional à disposição, se ele não pode desempenhar o seu papel da melhor forma possível. Portanto, cabe à empresa e ao gestor dar toda a infraestrutura que ele precisa, para depois exigir algo a mais dele.

Tenha metas

É comum empresas estabelecerem metas, portanto aqui não é diferente. Ela precisa ser desafiadora, mas também é importante que seja possível de ser conquistada. Além disso, dar um prêmio quando for alcançada, se possível, é uma boa tática de motivação.

Você também pode se interessar: 5 desafios na adoção de um sistema de gestão em empresas de anestesia

Elimine as distrações

Sabemos que as distrações estão em todos os lugares, ainda mais quando vivemos em um mundo quase sempre conectado como o de hoje. Porém, cabe ao gestor tentar eliminar o máximo de distrações que puder, a fim de criar um ambiente de trabalho mais saudável.

Acabe com tarefas dispensáveis

Como o próprio nome indica, se elas são dispensáveis, provavelmente já poderiam ter sido automatizadas ou eliminadas da rotina. Boa parte delas pode se resolver dando mais autonomia e confiança à sua equipe.

Use as automações

Pegando um pouco do tópico anterior, automatizar o máximo de processos que puder ajuda a poupar tempo, aumentando a produtividade de todos à sua volta, além de serem concluídas com mais eficiência, rapidez e com menos chance de acontecerem erros.

Leia também: Como o sistema de gestão para médico ajuda a reduzir custos em sua empresa de anestesia?

A Volan pode te ajudar na gestão de produtividade da saúde

Como vimos, a gestão de produtividade é fundamental para corrigir alguns processos e otimizar tantos outros, e o aplicativo Volan foi criado pensando exatamente nisso.

Com ele, a sua instituição de saúde pode:

– Registrar os atendimentos;

– Monitorar as informações registradas;

– Controlar a produção da sua equipe;

– Realizar o faturamento;

– Mapear eventuais falhas;

– Gerir glosas;

– Acompanhar o desempenho financeiro.

Entre em contato conosco e solicite uma demonstração gratuita!