A importância da eficiência operacional tem aumentado muito nos últimos anos, com as empresas investindo cada vez mais em inovações e soluções tecnológicas, a fim de eliminar processos internos desnecessários.

Dentro do mundo dos negócios, o seu conceito engloba a ideia de a organização se aprimorar internamente, alcançando seus propósitos através da redução de custos de operações.

Em outras palavras, isso representa a sua capacidade de entregar um determinado produto e/ou serviço com o máximo de economia possível, mas sem que isso prejudique a sua qualidade final.

Leia mais: Gestão inteligente: 4 vantagens de adotar este sistema

Aplicando a importância da eficiência operacional na saúde

Como vimos, a importância da eficiência operacional é muito alta, e na área da saúde isso não poderia ser diferente. É preciso, portanto, fazer uma integração de boas práticas com sistemas de trabalhos ágeis e mensuráveis.

A seguir, te contamos como fazer isso na sua unidade.

A tecnologia é sua aliada

O primeiro, e um dos mais relevantes pontos sobre a importância da eficiência operacional, é fazer uso da tecnologia como sua aliada.

No seu dia a dia, existem muitas informações de diversas origens (clínicas, financeiras, operacionais, etc.) que precisam ser integradas e analisadas. Fazer algo desse tipo de forma manual, demanda muito tempo e ainda há um grande risco de se cometer um erro.

Portanto, é interessante contar com um software criado para este fim, que junte e centralize todos os dados que você precisa, automatizando o máximo de processos possível e, dessa forma, aumentando a eficiência da equipe como um todo.

Veja também: Principais indicadores de qualidade hospitalar que você precisa conhecer

Treinamento constante

Aqui estamos falando tanto do treinamento das atividades referentes à área de atuação de cada colaborador, quanto na adaptação da tecnologia citada no tópico anterior.

Isso ressalta a importância da eficiência operacional, que ao deixar todos no mesmo nível de padronização de atividades, a tendência é de que os erros diminuam e, como resultado, a satisfação dos seus pacientes aumente.

Com isso, os melhores resultados vão aparecer ao longo do tempo, com o gestor recolhendo os dados e monitorando a evolução de cada um dos seus parceiros de trabalho.

Leia mais: Quais são os impactos da gestão de produtividade em instituições de saúde?

Cada um em sua tarefa

Outra parte da importância da eficiência operacional é saber delegar tarefas.

O bom administrador tem de entender para quem cada trabalho é mais adequado, avaliando de acordo com a complexidade do procedimento em questão, com o nível de conhecimento do profissional e, por fim, da experiência que ele tem em determinada função.

Dessa forma, a eficiência será a maior e melhor possível, dando prazos possíveis de serem executados e evitando retrabalhos.

Veja também: 5 erros que atrapalham a gestão de desempenho de grupos e empresas de anestesia

Otimize seus recursos

A última etapa sobre a importância da eficiência operacional na área da saúde, é a otimização dos seus recursos, o que também pode ser chamado de “evitar os desperdícios”.

O gestor da unidade tem de ficar atento a todo o tipo de gargalo que a sua instituição possui, podendo ser os mais variados, desde um consumo excessivo de luz elétrica, até um corte mais agressivo de gastos.

Essa avaliação deve ser feita de forma cuidadosa e minuciosa, definindo as melhores estratégias de eficiência, a fim de reduzir ao máximo os custos, até a eliminação do que já está defasado e não faz mais sentido para o negócio.

Para melhorar a sua eficiência, conte com o Volan

Agora que entendemos a importância da eficiência operacional, te apresentamos o Volan, um aplicativo de gestão de empresas médicas, criado para te ajudar com:

– Registro de atendimentos;

– Gestão de glosas;

– Controle de produção da equipe;

– Mapeamento de falhas.

Quer saber mais? Acesse agora mesmo e solicite uma demonstração gratuita!