Blog

Controle de processos

Gestão administrativa e financeira

Gestão de empresas médicas

Gestão de escalas

Gestão de glosas

Gestão de qualidade

impactos da transformação digital na área da saúde

6 Impactos da transformação digital na área da saúde

Por: | 23 de dezembro de 2021

Já dá para sentir os impactos da transformação digital na área da saúde. Hoje em dia, é comum agendarmos consultas em sistemas tecnológicos, ou mesmo realizar teleatendimentos – basta ter acesso à internet e pronto!

Aliás, acompanhar a revolução digital é algo imprescindível para todos os segmentos. Afinal de contas, grande parte da população está conectada. De acordo com um estudo realizado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), o Brasil conta com mais de 424 milhões de dispositivos digitais, como computadores, notebooks, tablets e smartphones.

Mas, quais são os maiores impactos da transformação digital na área da saúde? O artigo de hoje vai mostrar alguns deles, bem como as vantagens de investir em tecnologia. Acompanhe a leitura!

Acompanhe o blog: O que é gestão da informação em uma instituição de saúde?

6 impactos da transformação digital na área da saúde

Dentre os principais impactos da inovação em instituições de saúde, estão:

1 – Facilita o cotidiano dos médicos

Um dos principais impactos da transformação digital na área da saúde é certamente a facilidade para a rotina dos médicos e demais profissionais. Isso porque os recursos tecnológicos diminuem as atividades burocráticas, por meio de sistemas automatizados que agilizam os afazeres cotidianos.

Por exemplo, com alguns programas de computador, os médicos podem acompanhar toda a evolução diagnóstica e clínica do paciente, sem perder tempo procurando várias receitas de papel armazenadas em arquivos físicos gigantescos.

Ou mesmo a questão de agenda de consultas. Através de sistemas inteligentes, não há risco de marcar um paciente erroneamente, ou mesmo ter problemas com horários.

Leia mais: Qual a importância da eficiência operacional na saúde?

2 – Fortalece a relação dos médicos com os pacientes

A busca por um atendimento cada vez mais humanizado é uma constante. Diante disso, um dos impactos da transformação digital na área da saúde é justamente a aproximação entre médicos e pacientes, seja pela agilidade nas consultas, acompanhamento mais próximo de tratamentos ou a possibilidade de conversas mais rápidas, por meio de apps.

Inclusive, muitas práticas de teleatendimento são referência no quesito de consultas humanizadas, demonstrando que a presença física não é a única que conta.

3 – Torna os processos mais transparentes

Outro impacto da inovação na saúde é a transparência nos processos. Com a automação das atividades, é possível visualizar mais facilmente as etapas e, dessa forma, diminuir erros.

Para os gestores, este é um dos impactos da transformação digital na área da saúde mais relevantes, pois é possível acompanhar de perto a produtividade e identificar possíveis gargalos nos processos.

Veja também: 5 razões para implementar um software de gestão para médicos

4 – Permite uma visão holística a respeito da operação

A visão holística está diretamente relacionada com a transparência dos processos. Além de acompanhar de perto o que está sendo feito, os gestores podem visualizar as atividades como um todo e, dessa forma, orientar os profissionais quando há erros.

Importante ressaltar que a visão holística trata não somente das atividades humanas, mas a operabilidade das máquinas e a eficiência dos equipamentos, assim como gestão de estoques. Desse modo, os gestores conseguem realizar atividades reparativas ou emergentes de maneira imediata, reduzindo danos e falhas.

5 – Redução de custos

Um dos impactos da transformação digital na área da saúde mais cobiçados é a redução de custos. Com a diminuição dos erros, transparência nos processos e a tomada de decisões estratégicas, os gastos desnecessários tendem a se extinguir e, como consequência, a sua instituição terá maior lucratividade.

6 – Aumento da competitividade da instituição

Para finalizar os impactos da transformação digital na área da saúde, não poderíamos deixar de mencionar o aumento da competitividade

Afinal, quanto mais inovadora é a sua organização, melhor é o atendimento, a redução de custos e, consequentemente, a reputação no mercado.

Quer aproveitar todos os impactos da transformação digital na área da saúde? Então, conheça o Volan, o aplicativo de gestão feito para automatizar a sua empresa ou grupo de anestesia!

Intuitivo e responsivo, o Volan simplifica o gerenciamento de toda a operação, o que inclui gestão de atendimentos e faturamento, gestão de produtividade e glosas, controle de estoque e recebimento de anestesia, gestão de qualidade e experiência.

Simples de usar, o Volan facilita o dia a dia dos médicos anestesistas e pode ser usado tanto por dispositivos móveis quanto ambientes da web, garantindo produtividade, eficiência e flexibilidade. Além disso, conta com um poderoso BI que emite relatórios completos. 

 Faça uma demonstração gratuita e veja os diferenciais do nosso sistema.