Um dos principais questionamentos das instituições de saúde é o que é gestão da informação e qual é a importância dos dados para o gerenciamento assertivo de toda a empresa. 

Não é uma grande surpresa dizer que, o mundo atual, é movido por informação. Tudo o que é veiculado é baseado em dados que são transformados em insights, inovação e novas possibilidades. 

As informações são cruciais para o gerenciamento de diferentes negócios, como as próprias clínicas, hospitais e consultórios médicos, visto que soluções baseadas em dados são o futuro do setor, segundo a CIO.

Mas, afinal, o que é gestão da informação e qual é a importância desse processo para o segmento da saúde? Para respondermos esses questionamentos, elaboramos um conteúdo completo. Continue com a sua leitura e confira!

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Afinal, o que é gestão da informação em uma instituição de saúde?

De maneira prática, a gestão da informação pode ser definida como a capacidade de uma empresa colher, gerenciar, armazenar, processar e compartilhar dados.

Esse processo é realizado por meio de um conjunto de estratégias totalmente adequadas à necessidade de cada organização e às leis vigentes, como a própria LGPD.

Outro ponto importante da gestão da informação na saúde, nesse cenário, é a segurança da informação. Cada instituição deve dispor de ferramentas robustas, capazes de proteger todo esse complexo de dados, minimizar riscos e garantir que apenas agentes autorizados possam acessá-los. 

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Qual é a importância do gerenciamento de dados na saúde?

Sabemos que uma instituição de saúde lida, todos os dias, com um emaranhado de informações, tanto a respeito dos próprios pacientes e processos realizados, quanto dos médicos, fornecedores, guias, operadoras de saúde e outros intermediários.

Por essa razão, a gestão da informação cumpre um papel fundamental dentro das empresas de anestesia, promovendo benefícios como:

  • Permite diagnosticar gargalos com mais rapidez;
  • Garante um mapeamento completo da instituição;
  • Minimiza riscos de erros e falhas;
  • Melhora o relacionamento com pacientes e os médicos;
  • Aumenta a confiança da instituição no mercado.

Como implementar uma gestão da informação robusta?

Para implementar a gestão da informação robusta e efetiva, uma instituição de saúde precisa desenvolver um planejamento completo, que inclua todas as especificações do seu negócio.

Em seguida, é preciso também mapear e padronizar a operação, o que significa adotar um gerenciamento integrado e utilizar a tecnologia ao seu favor.

Nesse cenário, deixe os métodos tradicionais de preenchimento e armazenamento de informações de lado, como é o caso de agendas e planilhas. Adote ferramentas que realmente sejam efetivas para o seu nicho de negócio e seja capaz de facilitar o cotidiano dos médicos.

Tenha um controle de acesso rígido, de modo a garantir que apenas os profissionais certos visualizarão as informações internas. Não deixe também de planejar uma política de recuperação de desastres, como forma de promover total segurança caso problemas ocorram.

Leia também: Como fazer uma boa gestão de dados e informações na saúde?

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  • Gestão de escalas;
  • Gestão de faturamento;
  • Gestão de produtividade;
  • Gestão de qualidade;
  • Gestão de experiência.

Além disso, o Volan conta com um poderoso BI, que reúne todas essas informações e gera relatórios completos e simples de visualizar, promovendo um gerenciamento muito mais estratégico e facilitando na tomada de decisões.

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