Blog

Controle de processos

Gestão administrativa e financeira

Gestão de empresas médicas

Gestão de escalas

Gestão de glosas

Gestão de qualidade

Não categorizado

Volan na imprensa

software de gestão para médicos

5 razões para implementar um software de gestão para médicos

Por: | 23 de novembro de 2021

Sabemos que o mercado de saúde mudou e tem exigido cada vez mais inovação nos processos internos, assim como a adoção de ferramentas que aceleram a transformação digital, como é o caso do software de gestão para médicos.

Segundo dados da Statista, o mercado global de saúde digital tem vivido um momento de expansão. Para se ter uma ideia, apenas em 2020, mais de US$ 21 bilhões foram investidos nesta indústria e espera-se que, até 2025, o setor atinja US$ 660 bilhões em investimentos.

Embora a inovação seja uma necessidade para garantir o diferencial competitivo, crescimento sustentável e melhorias a curto, médio e longo prazo, muitas instituições de saúde ainda estão apegadas a modelos tradicionais de controle e acabam deixando a adoção de um software de gestão para médicos de lado. 

No entanto, isso pode ser um grande erro. Saiba abaixo por que você deveria adotar um sistema de gerenciamento e descubra os benefícios dessa ferramenta.

Leia também: Sistema de gerenciamento de processos: por que adotar um na sua unidade?

5 razões para implementar um software de gestão para médicos

Dentre as principais razões para adotar um software de gestão para médicos, estão:

1. Facilita o gerenciamento da operação

Com um sistema de gestão, a sua instituição consegue fazer todo o gerenciamento da operação pelo mesmo local, garantindo uma administração holística e centralizada

Dessa forma, é possível acompanhar métricas, como: atendimentos realizados, insumos utilizados, tratamentos feitos, medicações, estado de saúde do paciente, escalas e outros dados importantes.

2. Torna as informações mais transparentes

As iniciativas tradicionais de gestão dificultam o registro e a busca por informações, isso porque, geralmente, esses dados são controlados de maneira manual, como agendas, quadros e planilhas. 

O software de gestão para médicos torna o gerenciamento de informações mais transparente e acessível, garantindo que os profissionais consigam visualizar os dados sobre a operação rapidamente e sem falhas.

Veja também: Como o sistema de gestão para médico ajuda a reduzir custos em sua empresa de anestesia?

3. Minimiza erros 

Sabemos que erros no controle de uma instituição de saúde podem custar graves consequências, causando o aparecimento de glosas e, até mesmo, colocando a segurança dos médicos e pacientes em risco. 

Por meio da automação, as falhas são minimizadas, isso porque os médicos conseguem registrar informações diretamente na ferramenta com poucos cliques, evitando que dados se percam.

4. Otimiza o relacionamento com os pacientes e profissionais

Com a Era 4.0, fortalecer o relacionamento com o público tem sido uma das principais estratégias de empresas dos mais diversos setores, inclusive na saúde. 

Durante os tratamentos, é importante que essas instituições promovam um atendimento humanizado, pautado na transparência, respeito e empatia. 

Por sua vez, a tecnologia pode auxiliar nesse processo, isso porque simplifica fluxos, reduz riscos de erros e torna o acesso à informação mais fácil.

5.Oferece segurança da informação

Por fim, ao adotar um software de gestão para médicos, a sua instituição tem acesso aos melhores recursos de segurança da informação, garantindo que os dados dos pacientes e dos próprios profissionais não sejam expostos.

Nesse sentido, a instituição de saúde também consegue se adequar à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), reduzindo os riscos de que ocorram acidentes que custem alguma consequência legal. 

Você pode se interessar: Gestão inteligente na saúde: como realizar um gerenciamento baseado em dados?

Conheça o Volan!

O Volan é um software de gestão para médicos específico para empresas e grupos de anestesia. Consistindo em uma ferramenta intuitiva e responsiva, o Volan facilita o gerenciamento de toda a operação, como:

Com o Volan, a sua empresa de anestesia tem acesso aos recursos mais inovadores do mercado e pode atingir melhor eficiência, alta produtividade, compliance e governança, segurança e diferencial competitivo.

Quer saber mais? Acesse agora mesmo e solicite uma demonstração gratuita!