O registro de atendimento é um dos processos fundamentais de uma instituição de saúde. De maneira geral, está diretamente relacionado ao controle dos tratamentos realizados, assim como informações a respeito do paciente, dados que envolvam o uso de medicamentos e possíveis retornos ou orientações do médico.

Sabemos que nos processos tradicionais, com pouca presença da tecnologia, essa iniciativa é realizada manualmente, em agendas, fichas de papel e planilhas. O problema é que esses fluxos não conseguem promover toda a eficiência e agilidade que as empresas médicas precisam, causando graves consequências nas operações. 

Nesse cenário, é preciso revolucionar os processos internos e contar com recursos apropriados que otimizem o registro de atendimento, garantindo maior produtividade e transparência na sua instituição. Para te ajudar nisso, separamos algumas dicas abaixo. Confira! 

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4 dicas para otimizar o registro de atendimento ao paciente

Dentre as principais iniciativas que ajudam a otimizar o registro de atendimento ao paciente estão:

1 – Padronizar processos

A padronização de processos delimita modelos que os gestores precisam utilizar no cotidiano da operação, assim como os dados que devem ser preenchidos, recursos usados, prazos e outras diretrizes.

Quando uma instituição de saúde possui fluxos muito bem alinhados e padronizados, os médicos conseguem realizar todas as atividades em sinergia e de maneira homogênea, reduzindo os riscos de erros.

2 – Alinhar a comunicação

O segundo passo para instituições de saúde que desejam otimizar o registro de atendimento é o alinhamento da comunicação.

Muitas vezes, dentro das empresas e grupos de anestesia, os pacientes possuem contato com uma equipe multidisciplinar, composta desde a recepcionista responsável por agendar a consulta até o cirurgião que fará o procedimento.

Isso significa que todos esses agentes envolvidos no tratamento devem estar na “mesma página” e a comunicação é fundamental para isso. Nesse cenário, adote ferramentas que valorizem a troca de informações entre o time e promova um ambiente propício ao diálogo.

3 – Utilizar prontuários eletrônicos

O prontuário eletrônico é uma das principais tendências tecnológicas do setor de saúde. Para se ter uma ideia, cerca de 84% das instituições estão investindo em registros eletrônicos, de acordo com o relatório Future Health Index (FHI) 2021.

De maneira geral, esse recurso permite a imputação e consulta de informações diretamente em um ferramenta automatizada e hospedada na nuvem. 

Por sua vez, é possível implementar um processo totalmente padronizado e simplificar o cotidiano dos profissionais, garantindo maior agilidade e eficiência no registro de atendimento.

4 – Melhorar constantemente a operação

Por fim, os profissionais da saúde que desejam otimizar a operação precisam compreender que este é um processo constante e se adapta diretamente às inovações do mercado.

Diante disso, é fundamental mapear os principais indicadores, acompanhar esses números e implementar contínuas melhorias nos fluxos de saúde.

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