O registro de atendimento é um dos processos fundamentais de uma instituição de saúde. De maneira geral, está diretamente relacionado ao controle dos tratamentos realizados, assim como informações a respeito do paciente, dados que envolvam o uso de medicamentos e possíveis retornos ou orientações do médico.
Sabemos que nos processos tradicionais, com pouca presença da tecnologia, essa iniciativa é realizada manualmente, em agendas, fichas de papel e planilhas. O problema é que esses fluxos não conseguem promover toda a eficiência e agilidade que as empresas médicas precisam, causando graves consequências nas operações.
Nesse cenário, é preciso revolucionar os processos internos e contar com recursos apropriados que otimizem o registro de atendimento, garantindo maior produtividade e transparência na sua instituição. Para te ajudar nisso, separamos algumas dicas abaixo. Confira!
Leia também: 6 Impactos da transformação digital na área da saúde
4 dicas para otimizar o registro de atendimento ao paciente
Dentre as principais iniciativas que ajudam a otimizar o registro de atendimento ao paciente estão:
1 – Padronizar processos
A padronização de processos delimita modelos que os gestores precisam utilizar no cotidiano da operação, assim como os dados que devem ser preenchidos, recursos usados, prazos e outras diretrizes.
Quando uma instituição de saúde possui fluxos muito bem alinhados e padronizados, os médicos conseguem realizar todas as atividades em sinergia e de maneira homogênea, reduzindo os riscos de erros.
2 – Alinhar a comunicação
O segundo passo para instituições de saúde que desejam otimizar o registro de atendimento é o alinhamento da comunicação.
Muitas vezes, dentro das empresas e grupos de anestesia, os pacientes possuem contato com uma equipe multidisciplinar, composta desde a recepcionista responsável por agendar a consulta até o cirurgião que fará o procedimento.
Isso significa que todos esses agentes envolvidos no tratamento devem estar na “mesma página” e a comunicação é fundamental para isso. Nesse cenário, adote ferramentas que valorizem a troca de informações entre o time e promova um ambiente propício ao diálogo.
3 – Utilizar prontuários eletrônicos
O prontuário eletrônico é uma das principais tendências tecnológicas do setor de saúde. Para se ter uma ideia, cerca de 84% das instituições estão investindo em registros eletrônicos, de acordo com o relatório Future Health Index (FHI) 2021.
De maneira geral, esse recurso permite a imputação e consulta de informações diretamente em um ferramenta automatizada e hospedada na nuvem.
Por sua vez, é possível implementar um processo totalmente padronizado e simplificar o cotidiano dos profissionais, garantindo maior agilidade e eficiência no registro de atendimento.
4 – Melhorar constantemente a operação
Por fim, os profissionais da saúde que desejam otimizar a operação precisam compreender que este é um processo constante e se adapta diretamente às inovações do mercado.
Diante disso, é fundamental mapear os principais indicadores, acompanhar esses números e implementar contínuas melhorias nos fluxos de saúde.
Você pode se interessar: O que é inteligência de dados e como implementar esse processo na saúde?
Conheça o Volan!
Você quer otimizar o registro de atendimento da sua empresa ou grupo de anestesia? O Volan pode te ajudar!
Consistindo em um sistema de gestão específico para anestesistas, o Volan é intuitivo, responsivo e inovador. Contando com um layout simples de usar, o Volan facilita o controle de toda a operação, como:
- Gestão de atendimentos e faturamentos;
- Gerenciamento de glosas;
- Gestão de experiência e qualidade;
- Controle e recebimentos de anestesia.
Quer alcançar diferencial competitivo, produtividade e eficiência? Acesse agora mesmo e solicite uma demonstração gratuita do Volan!