Cada vez mais as instituições de saúde estão focando na experiência do paciente com o objetivo de garantir melhores tratamentos assistenciais e viabilizar maior satisfação. Nesse sentido, não é incomum encontrar uma empresa ou grupo de anestesia valorizando iniciativas de atendimento humanizado.
De modo prático, a humanização do atendimento está relacionada com a maneira como os médicos tratam e interagem com seus pacientes. Ou seja, trata-se de um conjunto de iniciativas que priorizam aspectos como comunicação transparente, empatia, envolvimento dos familiares e amigos, respeito e ética.
Sabemos que um hospital, por si só, já é um ambiente que causa tensão. Quando o paciente precisa passar por tratamentos mais longos e delicados, como é o caso das cirurgias, esse local pode trazer medo, insegurança e tristeza.
Com o atendimento humanizado, médicos e outros profissionais da saúde atuam ativamente para que as intervenções sejam mais efetivas, sem deixar de lado a satisfação dos pacientes, unindo perfeitamente qualidade e compromisso com o ativo humano.
Mas, afinal, como implementar o atendimento humanizado em um grupo de anestesia? Para te ajudar nesse processo, separamos algumas dicas abaixo. Confira!
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Como implementar o atendimento humanizado no seu grupo de anestesia?
Dentre as principais iniciativas para garantir o melhor atendimento no seu grupo de anestesia estão:
Permitir que os familiares participem dos tratamentos
O serviço de anestesia é dividido em diversas etapas e não se restringe apenas ao momento da cirurgia, isso porque é preciso realizar exames pré-cirúrgicos e iniciativas de acompanhamento do paciente depois da intervenção.
Isso significa que os médicos anestesistas têm muito contato com o paciente e, consequentemente, com a família, amigos e/ou acompanhantes.
Nesse sentido, o ideal é sempre envolver todos esses agentes no tratamento do paciente, informando suas condições de saúde, previsões, cuidados e responder às possíveis dúvidas.
Caso surjam questionamentos da especialidade de outro médico da equipe multidisciplinar, seja simpático e informe à pessoa que logo outro especialista falará com ela. Quanto maior for a rede de apoio do paciente, melhor será a sua recuperação e, consequentemente, satisfação.
Diversificar os canais de atendimento
Outro ponto que deve ser levado em consideração por grupos de anestesia que desejam implementar o atendimento humanizado é a diversidade de canais de interação.
É preciso oferecer diferentes meios de atendimento, seja e-mails, telefones, chats e outros, e capacitar os profissionais para que realizem sempre essa assistência com simpatia, empatia, respeito e qualidade.
Minimizar o tempo de espera
Instituições de saúde são famosas pelas demoradas esperas no atendimento. No entanto, essa característica, um problema já bastante comum nas organizações brasileiras, pode representar descaso e prejudicar a imagem do hospital.
Por essa razão, é essencial atuar ativamente para reduzir as filas e o tempo de espera. Para tal, mapeie a duração de cada tipo de atendimento e prepare a sua operação para possíveis situações de emergência, estabelecendo prioridades. Aqui, a capacitação constante do time de médicos é fundamental.
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Simplificar o acesso à informação dos pacientes
Para garantir qualidade e segurança nas iniciativas de um grupo de anestesia, é preciso simplificar o acesso à informação dos pacientes.
Facilitar a visualização de dados do atendimento, endereços, telefones úteis, nomes dos médicos responsáveis e outras informações semelhantes pode aumentar a credibilidade da sua instituição e promover melhor satisfação dos pacientes.
Utilizar a tecnologia
Por fim, não podemos falar sobre atendimento humanizado sem citar a importância da tecnologia nesse processo.
Atualmente, é possível contar com diversos tipos de sistemas de gestão que ajudam a padronizar a operação, organizar os atendimentos, acompanhar a experiência dos pacientes e monitorar o desempenho de toda a instituição de saúde.
Para escolher a melhor ferramenta, porém, é preciso levar em consideração as suas necessidades, mapear os principais desafios do seu grupo de anestesia e preparar os médicos para lidarem com a inovação.
Nesta decisão, características como facilidade de uso, simplicidade no registro de informações e segurança oferecida também devem ser analisadas em uma possível parceira para os seus negócios.
Você pode ter perdido: Pilares da experiência do paciente: o que considerar na sua empresa de anestesia?
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