Realizar o devido faturamento de contas médicas é um desafio para empresas de anestesiologia. Atualmente, mesmo com as novas tecnologias tão ascendentes no mercado, diversos negócios utilizam recursos manuais para fazer esse controle.

Entretanto, esses meios geram gargalos e afetam a produtividade dos negócios. Um outro problema bastante comum é a falta de padronização em relação às fichas de atendimento e preenchimento por parte dos profissionais.

Esses dois fatores combinados atrapalham todo esse processo e podem gerar glosas, erros e dados divergentes, o que prejudica também o relacionamento dos gestores de anestesia com os convênios de saúde.

Por outro lado, evitar esse tipo de desafio com instituições de saúde é essencial para assegurar uma parceria de sucesso, visto que, segundo dados do Estudo Demografia Médica de 2020, ¼ da população brasileira é coberta por esse tipo de serviço. 

Para te ajudar a controlar o faturamento de contas médicas de maneira eficiente, elaboramos um conteúdo exclusivo com algumas dicas. Continue com a sua leitura e confira. 

Leia mais: Gestão de dados e informação na saúde: tudo o que você precisa saber!

4 dicas para fazer o faturamento de contas médicas

Dentre as principais ações para tornar o faturamento de contas médicas eficiente na sua empresa de anestesia, podemos citar:

1. Conheça bem os convênios de Saúde

O primeiro passo é conhecer muito bem sobre os convênios de saúde. Cada instituição possui características e prazos distintos, por isso, você precisa entender todas essas regras para adequar sua operação e atendê-las devidamente. 

Ao levantar essas informações, é preciso também compartilhá-las com todos os envolvidos, de modo a deixar os médicos anestesistas e outros profissionais relacionados na “mesma página”. 

2. Padronize os lançamentos

Elencando o tópico anterior, não há maneiras de atender às especificidades dos convênios médicos e controlar o faturamento de contas médicas sem padronizar os processos.

Essa ação deve ser implementada desde o começo, no primeiro atendimento do paciente com a recepção, passando pelo preenchimento dos médicos e, por fim, no armazenamento de todos os documentos.

Quanto mais transparente e padronizado for o processo, menores são as chances de erros durante as tarefas ou perdas de algum documento importante, especialmente se os profissionais estão lidando com fichas físicas. 

3. Confira o faturamento de guias médicas

Mesmo com a padronização, é importante conferir frequentemente se as diretrizes estão sendo seguidas pela operação, de modo a impedir falhas.

Periodicamente, é essencial analisar as fichas com o objetivo de avaliar se há espaços cadastrais em branco, erros de dados em relação aos convênios, informações desatualizadas ou guias catalogadas erradas. 

4. Conte com a tecnologia

Por fim, processos manuais, por mais organizados, padronizados e verificáveis que sejam, são passíveis a erros e geram enormes gargalos na operação, tomando tempo dos médicos anestesistas e dificultando uma análise inteligente do time.

Dessa forma, a melhor opção é contar com a tecnologia para otimizar todos esses fluxos e tornar o faturamento de contas médicas mais eficiente no seu negócio. 

Leia também: Planilha de controle financeiro empresarial: por que não usar

Entenda como o Volan pode te ajudar!

O Volan é um aplicativo de gestão exclusivo para empresas e grupos de anestesia. Contando com um design simplificado, o Volan auxilia em todos os processos de gestão do faturamento de contas médicas e produtividade

Dentre as principais funcionalidade do aplicativo, podemos citar:

  • Simplifica o registro dos atendimentos;
  • Acompanha o processo de registro das informações;
  • Administra a produção da equipe;
  • Mapeia falhas e não conformidades no faturamento
  • Identifica glosas com facilidade;
  • Monitora o desempenho financeiro.

Além disso, o Volan auxilia na gestão de escalas dos profissionais e no gerenciamento de qualidade e experiência, tornando toda a operação mais otimizada, inteligente e produtiva. 

Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e confira todos os diferenciais do nosso aplicativo!