Com a transformação digital em alta em todos os segmentos, adotar novas tecnologias na área da saúde se tornou uma necessidade, especialmente para empresas e grupos de anestesia.

As inconsistências das informações geradas pelas equipes de saúde, dificuldades para reunir dados concretos, problemas na gestão da operação e contrariedades nos faturamentos são apenas alguns dos desafios que instituições do setor enfrentam.

Em muitas empresas, essas adversidades surgem por falta de padronização dos processos e utilização de recursos manuais para administrar a equipe, como planilhas e fichas de papéis. 

Por sua vez, erros são constantes, o que gera prejuízos e coloca em risco a confiabilidade da instituição, segurança do paciente e relacionamento com outros parceiros, como os próprios cirurgiões e empresas de plano de saúde.

A inovação chegou para resolver esses impasses, visto que, segundo a Deloitte, as novas tecnologias na área da saúde são capazes de simplificar processos e agilizar tomadas de decisões efetivas

Diante disso, confira abaixo as principais vantagens de implementar a transformação digital na sua empresa de anestesia. 

Você pode se interessar: Rotinas em anestesiologia: principais problemas e como evitá-los

6 benefícios de adotar novas tecnologias na área da saúde para anestesiologistas 

Dentre os principais benefícios de adotar a inovação em empresas de anestesia, podemos citar:

1. Melhoria na produtividade

Como abordado, atividades manuais ainda são bastante comuns no mundo da saúde. Por se tratarem de procedimentos mais complexos e que possuem diversos processos, os anestesistas acabam investindo um tempo considerável de suas rotinas apenas nesses fluxos burocráticos.

Nesse cenário, ao adotar novas tecnologias, os especialistas conseguem atualizar e acompanhar as informações necessárias de maneira mais eficiente e rápida, aumentando a produtividade e permitindo que os médicos invistam tempo naquilo que mais importa: o paciente. 

2. Maior simplicidade na gestão da equipe

Outro benefício que podemos pontuar é a simplicidade na gestão da equipe. Com as ferramentas certas, é possível não apenas monitorar todo o desempenho de maneira estratégica, mas também gerenciar as demandas e escalas dos especialistas facilmente.

Com isso, cada profissional consegue visualizar seus plantões e as trocas de horário são implementadas rapidamente, quando necessário, evitando “buracos” no cotidiano que prejudicam a performance do time. 

3. Dados mais claros a respeito da operação

As novas tecnologias na área da saúde também promovem aos gestores e médicos anestesistas informações mais claras a respeito da operação.

Procedimentos realizados, plantões, faturamentos, fichas, gerenciamento de glosas e muitos outros dados podem ser mapeados e analisados de maneira mais eficiente, sustentando decisões mais efetivas. 

4. Segurança de dados

Empresas de anestesia lidam diretamente com diversas informações sensíveis, não apenas em relação aos próprios pacientes, mas também médicos, colaboradores internos e parceiros.

Nesse sentido, é essencial possuir um planejamento robusto que garanta a segurança desses dados, tanto para evitar sanções da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), quanto para minimizar riscos de invasões e ataques cibernéticos. 

5. Melhorias na experiência do paciente e cirurgiões

Sabemos que as empresas de anestesia lidam diretamente com dois clientes: os pacientes e os próprios cirurgiões. 

Ao possuir tecnologias apropriadas, é possível melhorar a qualidade da prestação de serviços e, com isso, gerar uma experiência positiva dos envolvidos.

6. Redução nos custos

Por fim, com processos mais robustos, melhorias na produtividade, dados mais claros para tomadas de decisão, segurança da informação aprimorada e bons relacionamentos com o público, é possível aumentar o faturamento e reduzir os custos.

Isso porque eliminam-se os gastos desnecessários e minimizam-se os prejuízos, tornando toda a operação mais efetiva e aproveitando melhor os recursos disponíveis. 

Veja também: 10 vantagens de um sistema de gestão empresarial específico para grupo de anestesia

Conheça o Volan!

Quando chega o momento de decidir quais das novas tecnologias na área da saúde podem contribuir para as empresas de anestesia, muitos gestores ficam perdidos, afinal, instituições do ramo possuem especificidades que nem todas as ferramentas conseguem atender.

Por isso, surgiu o Volan, um aplicativo de gestão específico para médicos anestesistas. Disponível para Web, Android e IOS, o Volan nasceu a partir da experiência de Fábio Feltrim, que atua na área há mais de 10 anos.

Com sua vivência, Fábio identificou as carências desse setor e, juntamente com Alexandre Cruz, Engenheiro de Computação, planejou o desenvolvimento de um aplicativo completo que resolvesse essas dificuldades de maneira simples e eficiente.

Com isso, o Volan ganhou um layout totalmente intuitivo e responsivo, que permite o preenchimento e acompanhamento de informações de modo prático e rápido.

Além disso, o app reúne em um único lugar possibilidades como:

  • Gestão de faturamento;
  • Gestão de escalas;
  • Gerenciamento da experiência de pacientes e cirurgiões;
  • Gestão de qualidade.

Por fim, o Volan conta com um poderoso BI, que mapeia todas as informações e gera relatórios completos, simples e atualizados em dashboards facilmente entendidos pelos médicos anestesistas.

Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e solicite uma demonstração gratuita do Volan!