Atingir a eficiência operacional é uma necessidade latente nas empresas de anestesia, especialmente com a alta demanda no setor da saúde por conta da pandemia e a necessidade de acelerar a transformação digital. 

A atual crise sanitária desafiou as instituições do segmento em todos os âmbitos. Nesse cenário, os gestores precisaram investir em melhores iniciativas para garantir maior controle da equipe e mais efetividade no cuidado aos pacientes.

Diante disso, a eficiência operacional é um indicador fundamental para atingir esses resultados. De maneira prática, pode ser definida como a capacidade de uma empresa em gerenciar e aproveitar da melhor forma os recursos disponíveis.

Dentre as principais vantagens em atingir a eficiência operacional, podemos citar:

  • Aumento da produtividade do time;
  • Redução de custos;
  • Apoio na modernização de processos;
  • Constante otimização na operação;
  • Identificação rápida de inconsistências;
  • Maior qualidade nos atendimentos e procedimentos realizados.

Apesar desses benefícios, garantir a efetividade dentro das empresas de anestesia é um desafio. 

Para te ajudar a maximizar essa iniciativa e gerar bons resultados na sua instituição, preparamos um conteúdo completo com algumas dicas para implementar na sua equipe. Continue com a sua leitura e confira!

Veja também: Experiência do paciente: entenda a importância e como garantir uma vivência positiva

Passo a passo para atingir eficiência operacional em empresas de anestesia

Para atingir eficiência operacional, alguns processos são fundamentais, como:

Mapear e reestruturar processos

A eficiência operacional depende de uma boa organização dos fluxos atuais, assim como dos recursos disponíveis, sejam eles relacionados a insumos ou do próprio ativo humano. 

Para tal, é preciso mapear os processos atuais, identificando quais são os procedimentos da operação, ou seja, quais são as etapas de todo o tratamento, desde o primeiro momento que o paciente chega na instituição até a alta.  

Neste primeiro momento, é preciso compreender como as coisas funcionam e os custos envolvidos. Esse mapeamento também auxilia na identificação de possíveis gargalos a serem trabalhados e inconformidades. 

Com essas informações, é momento de reestruturar esse processo, atuando ativamente na elaboração de um planejamento mais dinâmico e que resolva os problemas encontrados anteriormente.

Além disso, leve em consideração que esse novo plano deve buscar a otimização, tanto no quesito de gastos financeiros, quanto do tempo da equipe, direcionando todos os médicos e outros profissionais envolvidos para as estratégias que realmente importam. 

Comunicar as iniciativas aos médicos e outros envolvidos

Por falar da equipe, ao acertar um planejamento, é preciso comunicá-lo de maneira clara e efetiva a todos os médicos e outros profissionais da sua empresa de anestesiologia.

Muito provavelmente, para atingir a eficiência operacional será necessário alterar a maneira como, por exemplo, os registros de atendimentos são feitos e armazenados, o controle de escalas ou outras iniciativas operacionais. 

Por sua vez, todas essas mudanças exigem uma participação ativa da equipe, que serão os responsáveis por inseri-las na rotina profissional.

Como também, ao informar devidamente esses especialistas, é possível acompanhar a adesão dos médicos em relação aos novos padrões, de modo a identificar dúvidas, entender a satisfação e trabalhar de maneira preventiva para garantir uma boa experiência do time.  

Mensurar resultados

Como qualquer iniciativa implementada em empresas de saúde, é preciso mensurar os resultados gerados.

Ou seja, por meio dos novos fluxos, o seu time tem conseguido reduzir o tempo de espera no atendimento? Ou, ainda, o número de glosas nas guias médicas diminuiu? Como está a satisfação dos pacientes?

Selecione indicadores de gestão estratégicos e monitore a performance da sua instituição continuamente. Por meio disso, é possível, inclusive, identificar quaisquer erros ou dificuldades que atrapalhem o desempenho da sua equipe. 

Leia mais sobre o assunto: 6 indicadores que todo médico anestesista deveria acompanhar

Aproveite a tecnologia

Atualmente, não podemos falar de eficiência profissional sem citar a tecnologia. A inovação chegou para facilitar atividades que antes eram puramente burocráticas e extremamente manuais, tomando tempo precioso da equipe. 

Essa realidade tem sido cada vez mais aproveitada pelas instituições de saúde.  Para se ter uma ideia, segundo a Deloitte, 65% das empresas do setor adotaram tecnologias para apoiar os médicos e suas rotinas de trabalho durante a pandemia.

Nesse cenário, busque por uma ferramenta apropriada e que seja capaz de atender às necessidades da sua organização de maneira eficiente e totalmente personalizada.

Você pode se interessar: Transformação digital no seu grupo de anestesia: 7 dicas para implementar 

Conheça o Volan!

O Volan é um aplicativo de gestão específico para empresas de anestesia. Contando com um layout totalmente intuitivo e responsivo, o Volan permite a utilização por meio de espaços na Web ou aplicativo para IOS e Android. 

Na prática, o Volan viabiliza todo o controle de uma instituição ou grupo de anestesista, como a gestão de escala, gerenciamento da qualidade e experiência, assim como o acompanhamento financeiro. 

Desse modo, o Volan garante benefícios, como:

  • Eficiência Operacional;
  • Processos mais simples e efetivos;
  • Alta adesão da equipe médica;
  • Gestão baseada em dados e tomadas de decisão mais estratégicas.

Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e entre em contato com o nosso time de especialistas