O faturamento médico é um dos controles primordiais de uma empresa de anestesia, isso porque é responsável por toda a movimentação financeira da instituição.

No entanto, realizar um gerenciamento eficiente nessa área é um desafio latente das organizações, especialmente quando lidam com diversos tipos de cobranças, como os procedimentos particulares e assistências feitas por meio de planos de saúde. 

Outro ponto que dificulta essa gestão são os recursos utilizados. Quando uma instituição de saúde não conta com ferramentas apropriadas, as chances de erros nos processos de faturamento médico são maiores, o que gera prejuízos financeiros e, até mesmo, problemas legais.

Diante disso, veja abaixo a importância de otimizar esse controle e como implementar iniciativas realmente eficazes. 

Você pode se interessar: Passo a passo para atingir eficiência operacional em empresas de anestesia

Importância de otimizar o controle de faturamento médico

Dentre os principais benefícios de otimizar o controle de faturamento médico em empresas de anestesia estão: 

Mais clareza a respeito da operação

Sabemos que um processo de anestesia passa por diversas etapas e tudo isso precisa ser mensurado para a emissão da guia de faturamento.

Por isso, um controle eficiente permite mapear melhor toda a operação e obter mais clareza acerca dos procedimentos realizados, fluxos, atendimentos e outras informações que sejam pertinentes à instituição.

Além disso, com uma iniciativa mais acertada, a empresa também consegue melhorar a sua prestação de serviços, garantindo uma melhor experiência dos pacientes e cirurgiões. 

Facilita o registro de informações

Outra vantagem de otimizar o controle de faturamento médico é a facilidade no registro de informações acerca dos processos assistenciais. 

Isso ocorre porque o correto gerenciamento depende da padronização dos fluxos e utilização de melhores recursos, com isso, os médicos conseguem imputar dados rapidamente, evitando que informações se “percam” durante o atendimento.

Leia também: Erros na gestão de faturamento em empresas de anestesia que você deve evitar

Reduz custos

Diante disso, é possível minimizar custos relacionados a toda a operação, isso porque erros nas guias e inconsistências são reduzidos, permitindo um gerenciamento mais efetivo da empresa. 

Nesse sentido, inibe as aparições de glosas, um dos maiores problemas de empresas médicas, aumentando o desempenho financeiro da instituição.

Garante fácil identificação de inconformidades

Por fim, um controle de faturamento médico bem feito permite que qualquer tipo de inconformidade seja identificada com facilidade, seja erros nas guias relacionados a dados do paciente, convênio ou do próprio procedimento realizado. 

Com isso, a sua empresa de anestesia consegue atingir uma cultura organizacional pautada na otimização constante e na transparência. 

Como otimizar a gestão de faturamento?

Como citado, a otimização da gestão de faturamento médico depende da criação de um fluxo padronizado. Para tal, é essencial possuir um planejamento específico que englobe as necessidades da sua instituição e utilizar ferramentas adequadas, como o Volan.

O Volan é um sistema de gestão específico para empresas e grupos de anestesia. Contando com um layout responsivo, o Volan foi desenvolvido para ser um aplicativo de fácil usabilidade, de modo a garantir total adesão dos médicos.

Veja também: Como o sistema de faturamento facilita o controle de empresas de anestesia?

Disponível para ambientes da web, Android e IOS, o Volan permite melhor controle sobre toda a operação, facilitando aspectos como:

  • Gestão de escalas (assim como trocas rápidas de plantões);
  • Gestão de qualidade e experiência;
  • Gestão de faturamento e desempenho financeiro.

O Volan possui um power BI completo e dinâmico, que viabiliza um gerenciamento baseado em dados e torna as tomadas de decisões da sua empresa de anestesia mais estratégicas. 

Com isso, é possível não apenas acelerar a transformação digital, mas também aprimorar os cuidados assistenciais, potencializar a prestação de serviços e garantir um diferencial competitivo para o seu negócio.

Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e confira como o Volan funciona na prática solicitando uma demonstração gratuita.