Cada vez mais instituições de saúde estão buscando maneiras de otimizar a gestão de escalas dos seus médicos e profissionais. Nesse sentido, a adoção de um aplicativo de escala de plantão pode ajudar a não apenas potencializar o controle da equipe, mas também garantir mais efetividade. 

No entanto, a inovação dentro das organizações de saúde ainda é bastante restrita. Para se ter uma ideia, uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde nos revela que apenas 25% dos hospitais nacionais utilizam tecnologia como recurso de trabalho. 

Por outro lado, essas instituições lidam com situações emergenciais o tempo todo e isso não se resume apenas aos tratamentos, mas também aos próprios médicos e profissionais, visto que 54% da escala planejada durante o mês sofre alterações.

Diante disso, é preciso estabelecer uma maneira efetiva de controlar essas jornadas de trabalho e a transformação digital na saúde é a melhor opção. Nesse sentido, confira abaixo como o aplicativo de escala de plantão acelera a inovação e quais benefícios promove à sua instituição.

Você pode se interessar: Como fazer uma escala de trabalho adequada à legislação na sua empresa de anestesia?

Como o aplicativo de escala de plantão acelera a transformação digital na saúde?

Dentre os principais aspectos do aplicativo de escala de plantão que potencializam a inovação nas instituições de saúde estão:

Otimiza o gerenciamento da equipe

Ao contar com a tecnologia para realizar a gestão de escala, é possível tornar o gerenciamento da equipe mais simples e otimizado. 

Com poucos cliques, os gestores conseguem organizar o mês do time de maneira igualitária e justa, evitando que profissionais fiquem sobrecarregados ou, até mesmo, ociosos.

Outro ponto importante nesse quesito é a capacidade de mapear o time e os horários de acordo com as complexidades de cada procedimento realizado, o que auxilia em melhor equilíbrio nas atividades dos médicos. 

Promove uma visão holística da operação

A tecnologia também permite que o gestor tenha uma visão holística acerca da operação. Ou seja, não se trata das escalas isoladas de cada profissional ou de apenas um determinado período.

Pelo contrário, é possível acompanhar a jornada de todos os médicos ou outros grupos, conseguindo avaliar o time por meio de uma visão global, inclusive de possíveis gargalos. 

Reduz as atividades manuais

Horários em quadros de aviso? Atualizações em planilhas? Lousas brancas na sala dos médicos? O que todos esses métodos de controle têm em comum? São passíveis a erros e não permitem flexibilidade.

A inovação promovida pelo aplicativo de escala de plantão reduz as atividades manuais e garante dinamismo no momento de criar e divulgar as escalas de trabalho dos profissionais, isso porque eles podem checar seus horários de qualquer lugar. 

Permite rápidas atualizações 

Como citado, organizações do setor costumam lidar com situações inesperadas, tanto com os pacientes, quanto com os próprios médicos.

Diante disso, é comum precisar trocar o horário de algum profissional por problemas pessoais ou outros tipos de compromissos.

O aplicativo para escala permite uma atualização simples e totalmente sincronizada, em que os outros médicos conseguem ver as possíveis mudanças rapidamente. 

Garante constantes melhorias

Por fim, um dos principais conceitos da inovação é justamente a melhoria constante. Uma instituição madura digitalmente é aquela que nunca para de evoluir e buscar otimização de seus processos.

Nesse cenário, o aplicativo de escala de plantão também se mostra eficiente. Ele não é apenas fácil de usar, mas também gera relatórios completos, que viabilizam melhores tomadas de decisões e identificação rápida de erros e gargalos na operação. 

Leia também: 5 erros que afetam a gestão de escalas de anestesistas

Conte com o Volan!

Se você busca um aplicativo para escolas efetivo, o Volan pode te ajudar. Consistindo em um sistema de gestão exclusivo para anestesistas, o Volan é completo, intuitivo e responsivo, o que garante simplicidade no registro e visualização das informações.

Disponível para ambientes da Web, Android e IOS, o Volan permite não apenas a organização e acompanhamento das escalas dos médicos anestesistas, mas também otimiza a gestão de faturamento e desempenho financeiro, controle de glosas e o gerenciamento de experiência e qualidade da operação.

Quer saber mais sobre como o aplicativo de escala de plantão pode ajudar a sua empresa ou grupo de anestesia? Entre agora mesmo em contato e solicite uma demonstração gratuita.