Com a transformação digital alcançando todos os setores, muitos gestores de saúde estão considerando a adoção de um aplicativo de escalas de trabalho, inclusive para empresas de anestesia. 

Sabemos que a pandemia acelerou a demanda das instituições de saúde e não apenas para casos de Covid. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipso Mori, 37% dos brasileiros precisaram de algum tipo de atendimento médico durante esse período.

Dessas pessoas, 47% fizeram ao menos uma consulta de rotina e 35% precisaram continuar algum tratamento que já estava em andamento antes do início da pandemia. 

Diante dessas demandas, os profissionais da saúde foram desafiados a otimizarem o seu tempo e, principalmente, se organizarem de maneira mais efetiva e livres de erros. Para tal, a adoção da tecnologia se tornou imprescindível.

Para se ter uma ideia, a pesquisa supracitada nos revela que, até 2030, 50% dos atuais serviços de saúde serão conduzidos virtualmente.

Nesse cenário, entenda quais são os atuais desafios na organização de escalas de trabalho e quais os benefícios que um aplicativo específico pode trazer à uma empresa de anestesia. 

Você pode se interessar: 6 benefícios de adotar novas tecnologias na área da saúde para anestesiologistas

7 razões para contar com um aplicativo de escalas de trabalho para anestesistas

O controle manual de diversas atividades ainda é muito presente em empresas de saúde e isso não é refletido apenas no atendimento aos clientes (como fichas de papéis e administração de informações por planilhas, por exemplo), mas também na organização dos profissionais.

Com isso, diversas empresas de anestesia ainda utilizam meios manuais para controlar as escalas dos médicos. No entanto, esse processo é passível de erros e as chances de surgirem “buracos” no cotidiano dos profissionais são muito grandes. 

Diante disso, o aplicativo de escalas de trabalho surgiu como uma solução perfeita para facilitar o controle dos médicos anestesistas, assim como simplificar possíveis mudanças ou adequações nas grades de atuação.

Dentre os principais benefícios da ferramenta que justificam a adoção, podemos destacar:

1. Configuração personalizada de escalas semanais e mensais

Um aplicativo de escalas de trabalho específico para anestesistas permite uma configuração totalmente personalizada, de acordo com as necessidades de cada equipe.

Além disso, é possível realizar escalas semanais e mensais respeitando o período de trabalho dos profissionais e o tempo de descanso, como folgas e férias, promovendo previsibilidade na organização dos médicos. 

2. Preenchimento simplificado e intuitivo

Diferentemente de outros tipos de controles de escalas, como as planilhas e agendas, em que é necessário realizar toda uma configuração antes para preencher as informações, o aplicativo já possui um layout totalmente apropriado.

Com isso, a inclusão de informações é bastante simples e pode ser feita tanto pelos gestores quanto pelos próprios médicos anestesistas, em alguns casos. 

3. Maior eficácia na elaboração da escala

Outro benefício que o aplicativo de escalas de trabalho proporciona às empresas de anestesia é a eficácia na elaboração desses turnos.

Desse modo, é possível economizar tempo de todo o time, garantindo que os profissionais foquem naquilo que é essencial e não despendam muito esforço para atividades administrativas.

Veja também: Rotinas em anestesiologia: principais problemas e como evitá-los

4. Equidade no escalamento

Um dos maiores problemas que pode acontecer com a construção de escalas de trabalho é a sobrecarga de profissionais. Geralmente, isso ocorre por conta de “buracos” nos turnos, faltas ou outros problemas imprevisíveis.

Por sua vez, um aplicativo de escalas de trabalho consegue manter a equidade no escalamento, respeitando devidamente os horários e disponibilidade de cada médico anestesista, gerenciando quaisquer imprevistos de maneira rápida. 

5. Gestão do tempo e dinamismo nas decisões do dia a dia

Com uma ferramenta específica para anestesistas, a organização dos turnos é facilitada e, desse modo, é possível acelerar as decisões do cotidiano, tornando a operação muito mais dinâmica. 

6. Trocas de plantão de forma ágil

Elencando nos tópicos anteriores, as imprevisibilidades podem acontecer e os médicos não estão livres dos contratempos da vida. 

No entanto, um aplicativo permite trocas de plantões de maneira ágil e todos os anestesistas conseguem visualizar essas informações rapidamente também. Com isso, a equipe se mantém mais alinhada e problemas são evitados. 

7. Atualização das escalas em tempo real

Por fim, não é necessário salvar as atualizações da escala, baixar e enviar no e-mail de cada funcionário, por exemplo. Cada alteração realizada é atualizada em tempo real, podendo ser acessada a qualquer momento pelos médicos. 

Leia mais: Como aumentar a produtividade da equipe de anestesistas

Conheça o Volan: aplicativo de escalas de trabalho e muito mais!

O Volan é um aplicativo exclusivo para anestesistas que facilita diversas iniciativas dentro dessas empresas, inclusive a criação e organização de turnos dos profissionais.

Com um layout simples e totalmente intuitivo, o Volan permite atualização das escalas de trabalho em tempo real, simplifica alterações, facilita a consulta por parte dos médicos e garante total equidade na organização da equipe. 

Além disso, o Volan conta com um poderoso BI que viabiliza uma visão holística a respeito do time e de toda a empresa, possuindo controles que ajudam na administração de outros aspectos também, como a gestão de faturamento e gerenciamento de qualidade e experiência.

Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e solicite uma demonstração gratuita para a sua empresa ou grupo de anestesia.