Blog

Controle de processos

Gestão administrativa e financeira

Gestão de empresas médicas

Gestão de escalas

Gestão de glosas

Gestão de qualidade

planilha financeira empresarial

Planilha financeira empresarial: como fazer o acompanhamento com o apoio da tecnologia?

Por: | 5 de agosto de 2021

A gestão de uma instituição de saúde é baseada em diversos processos, inclusive no que diz respeito ao faturamento. Para tal, muitas organizações ainda utilizam planilha financeira empresarial

De maneira geral, esse controle é crucial para qualquer empresa que deseja crescer de maneira sustentável, isso porque garante estabilidade, previsibilidade de receitas e despesas e rápida identificação de gargalos.

Em instituições de saúde, o controle financeiro também auxilia em uma melhor gestão de glosas, minimiza os riscos de prejuízos na operação e prepara as organizações do setor para possíveis eventualidades. 

No entanto, será que a planilha financeira empresarial é a melhor maneira de realizar esse tipo de gestão? Como fazer o acompanhamento de modo eficaz? Para responder esses questionamentos, elaboramos um conteúdo completo. Continue com a leitura e confira.

Leia também: Gestão administrativa e financeira: 7 passos para otimizar esse processo em instituições de saúde

A planilha financeira empresarial ainda é eficaz?

Não é incomum encontrar clínicas e hospitais que realizam a gestão da operação por meio da planilha financeira empresarial. Embora esse seja um processo que funcionou muito no passado, atualmente, não é tão eficaz.

Vamos imaginar o seguinte cenário: um anestesista possui um procedimento cirúrgico marcado. Antes e depois da intervenção, todas as iniciativas realizadas (assim como medicação e, até mesmo, observações) são anotadas em uma ficha de papel para, então, ser repassada para uma planilha.

Nesse sentido, além da planilha promover um gerenciamento completamente manual, ainda abre espaço para erros operacionais, requer mais tempo dos médicos em atividades repetitivas e, ainda, permite pouco controle sobre as informações da equipe. 

Desse modo, a melhor maneira de garantir uma administração financeira eficiente é implementando a automação e contando com ferramentas inovadoras, capazes de proporcionar melhores resultados e promover a total privacidade de dados.

Leia mais sobre o assunto: Planilha de controle financeiro empresarial: por que não usar

Como fazer o acompanhamento financeiro com o apoio da tecnologia?

A adoção de um sistema de gestão permite acompanhar os processos financeiros desde o registro das guias médicas até o acompanhamento de pagamentos ou, até mesmo, glosas e inadimplências.

Com isso, as instituições conseguem ter uma visão holística não apenas sobre o desempenho financeiro, mas também a respeito da performance de todos os profissionais, o que permite otimização constante e a adoção de uma gestão baseada em dados.

Para realizar o controle financeiro por meio da tecnologia, é essencial que a empresa ou grupo de anestesia escolha a ferramenta mais apropriada para as suas necessidades, faça um planejamento para transformar digitalmente os processos e prepare devidamente os médicos para lidarem com esses recursos. 

Além disso, é crucial definir indicadores estratégicos a serem acompanhados pela sua instituição, com o objetivo de garantir melhor desempenho, constante redução de custos e maior produtividade.

Conheça o Volan!

O Volan é um sistema de gestão específico para anestesistas que possui recursos completos que auxiliam no gerenciamento financeiro da sua instituição.

Disponível para ambientes da web, Android e IOS, o Volan é simples de usar e garante melhor gestão de faturamento da sua empresa ou grupo de anestesia, controle efetivo de escalas e administração da qualidade e experiência de pacientes e cirurgiões.

Com isso, a sua instituição atinge melhores resultados e possui mais estabilidade para se manter competitiva no mercado. Quer saber como a nossa tecnologia funciona? Entre em contato agora mesmo e solicite uma demonstração gratuita!