A gestão de dados e informação tem se tornado cada vez mais importante dentro das instituições de saúde, que lidam diariamente com uma quantidade quase imensurável de atendimentos.

No entanto, não são apenas clínicas e hospitais que estão mais atentos a esse tipo de gerenciamento. Segundo o Serasa Experian, 8 em cada 10 organizações relataram aumento da demanda por dados desde o começo da pandemia. 

De acordo com esse levantamento, essa mudança não foi impulsionada apenas pela crise, mas também pela disrupção do comportamento dos consumidores, que se tornaram mais exigentes e conscientes.

Por outro lado, esse processo também tem relação direta com a transformação digital e a busca de organizações dos mais diversos setores por gerenciamento mais inteligente da operação. 

Nesse sentido, a gestão de dados e informação não apenas garante às instituições de saúde diferencial competitivo, mas também uma série de benefícios, especialmente quando nos referimos às empresas de anestesia, que possuem rotinas e demandas bastantes específicas. 

Para te ajudar a entender quais são essas vantagens, elaboramos um conteúdo completo. Continue com a sua leitura e saiba mais. 

Veja também: Gestão inteligente na saúde: como realizar um gerenciamento baseado em dados?

6 benefícios da gestão de dados e informação para empresas de anestesia

Dentre os principais benefícios de implementar uma gestão de dados e informação em empresas de anestesia estão:

1. Garante eficiência operacional

Um gerenciamento baseado em dados promove uma operação mais transparente, o que garante eficiência de todos os processos internos e maior controle da produtividade da operação.

Isso significa que as empresas de anestesia possuem informações atualizadas acerca do desempenho interno e uma visão holística de todo o contexto operacional, o que permite a implementação de constantes melhorias.

2. Permite melhor controle de custos

Sabemos que um dos principais gargalos das instituições de saúde é, justamente, as altas despesas operacionais, sejam com os próprios especialistas ou com equipamentos, manutenções, medicamentos e outros insumos.

Nesse sentido, a visão panorâmica que a gestão de dados e informação promove, viabiliza melhor controle de custos, isso porque os gestores conseguem entender com exatidão como os recursos da empresa de anestesia estão sendo utilizados e identificar possibilidades de otimização.

3. Auxilia na prevenção de doenças

Elencando os tópicos anteriores, o gerenciamento transparente de dados permite aos médicos terem melhor controle sobre os atendimentos e tratamentos, assim como as condições de cada paciente. 

Desse modo, é possível agir ativamente na prevenção de doenças, especialmente quando levamos em consideração as rotinas em anestesiologia, marcadas por intervenções cirúrgicas, muitas vezes, delicadas, que exigem maior cuidado de toda a equipe.

4. Viabiliza rápida identificação de erros

Outro ponto positivo para a gestão de dados e informação, sem dúvidas, é a rápida detecção de erros na operação.

Ao possuir dados atualizados e um controle mais efetivo, os gestores conseguem identificar com agilidades inconsistências e, com base nisso, implementar medidas corretivas eficientes para evitar problemas ou riscos aos pacientes.

5. Promove segurança

Com a chegada da nova Lei Geral de Proteção de Dados, a atuação da LGPD na saúde é uma preocupação de clínicas e hospitais, afinal, as sanções relacionadas à legislação podem chegar a multas de 2% do faturamento das empresas e já começaram a ser aplicadas.

Nesse sentido, um gerenciamento de dados efetivo garante confiabilidade de informações, alta governança e segurança, além de total adequação às práticas da LGPD. 

6. Acelera a transformação digital da instituição

Por fim, como citamos no começo do texto, a transformação digital é uma demanda latente das organizações, e em empresas de anestesia não seria diferente.

Com isso, a gestão de dados e informação viabiliza um controle estratégico da operação e otimização constante, o que caracteriza aceleração da automação de processos e, consequentemente, inovação.

Leia mais sobre o assunto: Empresas de anestesia: principais impactos da transformação digital na saúde

Conheça o Volan!

O Volan pode ajudar na gestão de dados e informação da sua empresa de anestesia. Consistindo em um aplicativo de gerenciamento específico para anestesistas, o Volan é intuitivo e responsivo, o que simplifica a utilização tanto por ambientes da web, quanto por dispositivos móveis.

Contando com ferramentas inteligentes, o Volan permite o controle completo da sua instituição, como:

  • Gestão de qualidade;
  • Acompanhamento dos registros de atendimento;
  • Gerenciamento da performance financeira;
  • Gestão de experiência;
  • Controle de glosas;
  • Gerenciamento do desempenho da operação.

Tudo isso com alta governança e total privacidade de dados, garantindo adequação completa à LGPD. Quer saber mais? Acesse agora mesmo e solicite uma demonstração gratuita