As técnicas de faturamento e auditoria de contas médicas consistem em estratégias que contribuem diretamente na conferência da documentação da empresa de saúde, viabilizando o compliance.

A auditoria de contas médicas é caracterizada pela análise, controle e fiscalização dos procedimentos burocráticos da instituição a partir da conferência de documentos diversos, como prontuários, contratos, formulários de convênios, guia SADT e outros.

O objetivo da autoria é manter a empresa em compliance, ou seja, em conformidade com as leis e regras específicas que regem as operações visando ganhos operacionais, financeiros e técnicos. 

Saiba ainda: Como fazer o faturamento de contas médicas?

Nesse contexto, conhecer as boas práticas e técnicas de faturamento e auditoria de contas médicas é fundamental para que gestores façam esse controle com mais qualidade e eficiência.

5 técnicas de faturamento e auditoria de contas médicas

As técnicas de compliance são as práticas que devem direcionar a organização e operação das atividades burocráticas da instituição, promovendo mais facilidade quando a auditoria das contas médicas for necessária.

1. Definição e controle de prazos

A primeira recomendação para gestores que almejam uma organização mais satisfatória e eficaz da documentação da clínica é definir e controlar prazos.

Todos os prazos importantes à operação do negócio devem ser conhecidos de antemão e organizados em uma agenda centralizada que permita a visualização completa das obrigações.

Entre os prazos que devem ser destacados estão os de fechamento dos convênios, notas fiscais dos fornecedores, contas fixas e variáveis e outras.

Leia mais: 7 dicas para otimizar as rotinas em anestesiologia

2. Análises periódicas

O acompanhamento da documentação relacionada às contas médicas deve ser periódico, evitando o acúmulo de demandas que inviabilizem uma operação ágil.

Estabeleça intervalos de conferência de acordo com o tipo de documentos e exigências específicas. Algumas contas demandam controle diário, outras semanal, quinzenal ou mesmo mensal.

O importante é que o prazo de conferência esteja dentro do período no qual é possível alterar informações do documento sem consequências que comprometam a integridade da operação, como multas ou perdas financeiras.

Saiba também: Tudo o que você precisa saber sobre o sistema de gestão da qualidade (SGQ)

3. Categorização de documentos

Em uma operação menor, a categorização de documentos pode parecer um desperdício de tempo, no entanto, com o crescimento e tempo de atuação, essa questão torna-se central entre as técnicas de faturamento e auditoria de contas médicas.

O profissional precisa encontrar qualquer tipo de documento com rapidez, sabendo de antemão onde ele se encontra e como categorizar as entradas.

4. Levantamento de informações detalhadas sobre as operadoras de saúde

Um dos principais desafios da auditoria de contas médicas é acompanhar as diferentes demandas das operadoras de saúde.

Dessa forma, é fundamental que seja feito um levantamento detalhado e com informações claras sobre as exigências específicas de cada uma, permitindo consultas rápidas que facilitem o processo de auditoria.

5. Automação da auditoria e acompanhamento do faturamento

Entre os principais erros das clínicas no que se refere às técnicas de faturamento e auditoria de contas médicas é manter o processo analógico, demandando a conferência manual de cada informação inserida pelo médico.

Atualmente, é possível automatizar a auditoria de contas médicas e o controle do faturamento, verificando de forma centralizada e rápida as entradas e saídas.

O aplicativo Volan, por exemplo, tem funcionalidades para acompanhamento de escalas, atendimentos, faturamento, glosas e demais processos relacionados à auditoria em saúde.

Com o sistema digital, todas as documentações são conferidas, gerando benefícios como redução dos erros e dos custos, evita perda de prazos, torna o processo mais claro e ágil e melhora a transparência da operação.

Quer conhecer mais sobre o Volan? Entre em contato com a nossa equipe aqui!