Muitas empresas no mundo usam os indicadores de desempenho financeiro para entender se o seu negócio está caminhando bem, ou se precisa de um ajuste no caminho que está traçando.

Com eles é possível analisar o seu faturamento, seu lucro, como andam os seus investimentos e os demais pontos referentes ao seu dinheiro.

Hoje falaremos sobre os principais e como eles podem ser aplicados na área da saúde.

Leia também: Principais indicadores de qualidade hospitalar que você precisa conhecer

Principais indicadores usados

Conhecidos internacionalmente pela sigla KPI (do inglês, Key Performance Indicators), os indicadores de desempenho financeiro são métricas usadas para fazer o acompanhamento de como está a performance das suas finanças.

De um modo geral, os empreendimentos utilizam mais os seguintes indicativos:

– Faturamento: soma dos valores que entram no caixa em um determinado período de tempo;

– Ponto de equilíbrio: momento em que a sua receita é igual aos seus custos e despesas;

– Giro de estoque: indicativo da velocidade de renovação interna;

– ROI: do inglês, Return On Investment, que consiste em avaliar quais foram os seus ganhos (ou perdas) para conseguir cobrir os seus custos;

Com este conceito em mente, vamos falar dos que podem ser usados, de forma mais específica, para os profissionais da saúde.

Veja também: Principais técnicas de faturamento e auditoria de contas médicas para aplicar na sua instituição

Novos pacientes

Os clientes de um hospital ou de uma clínica são os pacientes, portanto o primeiro dos indicadores de desempenho financeiro a ser visto é o número de pacientes novos que estão frequentando o local.

A partir disso, é possível ter uma ideia se os seus serviços estão correspondendo às expectativas, ou se é necessário algum tipo de correção.

É interessante fazer o seu monitoramento periodicamente, comparando os resultados em períodos de tempo estabelecidos.

Leia também: Gestão administrativa e financeira: 7 passos para otimizar esse processo em instituições de saúde

Pacientes assíduos

Os novos são importantes, mas também é vital analisar aqueles clientes que sempre estão voltando, para que ele consuma novamente os seus serviços.

Portanto, esteja atento aos pacientes novos, mas também é preciso identificar se eles estão retornando. Isso mostra que gostaram do seu atendimento e confiam no seu trabalho.

Custos da clínica

Falando mais especificamente de indicadores de desempenho financeiro em números, é necessário ter em mente os gastos gerais do seu estabelecimento.

Gastar mais do que recebe nunca é um bom indicativo, então tenha atenção ao que pode ser economizado. Custos fixos e variáveis entram nessa conta, e cabe ao gestor identificar onde pode haver uma falha de otimização e utilização dos seus recursos.

ROI

O retorno sobre o investimento também é um dos indicadores de desempenho financeiro mais importantes para a saúde.

Aqui a ideia é mapear os dados conquistados em todas as suas ações, para entender se as campanhas de marketing feitas, por exemplo, deram o resultado esperado ou se precisam ser revistas, a fim de trazer melhores números.

Veja também: Como o sistema de gestão para médico ajuda a reduzir custos em sua empresa de anestesia?

Fluxo de caixa

Por fim, mas não menos importante, o fluxo de caixa é o que vai determinar se o seu hospital ou clínica vai ser capaz de pagar os seus próprios custos fixos.

O controle deste item possibilita que você antecipe o que vai entrar e sair de dinheiro, podendo planejar suas ações no futuro, sem surpresas desagradáveis.

Para controlar o seu desempenho financeiro, conta com o Volan

Os indicadores de desempenho financeiro são grandes auxiliares na hora de entendermos como está o nosso negócio, e para te ajudar nessa missão, te apresentamos o Volan.

Este aplicativo é um sistema de gestão de empresas médicas, que vai te ajudar a:

– Fazer a gestão do seu faturamento;

– Gerir a qualidade do serviço;

– Analisar a experiência do paciente;

Acesse agora mesmo e solicite uma demonstração gratuita!