Para conquistar a excelência em anestesiologia, é preciso tomar as medidas certas para que a sua produtividade aumente, fazendo com que o trabalho realizado impacte positivamente em todas as áreas da instituição em que você atua.

Se organizar e melhorar o seu desempenho, são as melhores maneiras de conseguir fazer mais, usando menos recursos, mas ainda mantendo uma alta qualidade de serviço para os pacientes.

Leia mais: 5 erros que atrapalham a gestão de desempenho de grupos e empresas de anestesia

Como saber se você precisa ser mais produtivo?

A primeira coisa a se fazer, é entender se a sua atuação em anestesiologia precisa, de fato, de uma preocupação nesse ponto. Como foi dito acima, manter o seu nível de atendimento é importante, tanto para você, quanto para a sua equipe.

Limitar um tempo para a sua atuação, por exemplo, pode significar um aumento de produtividade, mas se perder em qualidade, essa atitude pode não surtir o efeito desejado.

Portanto, antes de adotar qualquer tipo de medida, reflita se ela vai ajudar, ou vai fazer com que o resultado final, que é a saúde do paciente, saia prejudicado.

Veja também: Quais são os pilares da gestão de qualidade em saúde e como otimizar?

Dicas de como melhorar sua produtividade

Existem algumas formas de avaliar e melhorar a sua produtividade em anestesiologia, das quais falaremos um pouco mais agora.

Otimize processos do dia a dia

Todo local de trabalho tem as suas rotinas e regras, mas também é possível que existam algumas falhas, que acabam impedindo uma melhor atuação das equipes.

Para entender se há alguma perda entre elas, procure anotar tudo o que é necessário para executar cada passo, registrando o tempo gasto na anestesiologia.

Com isso em mãos, é possível identificar onde os seus parceiros de trabalho estão demorando mais, eliminando processos que podem ser descartados. Dessa forma, sua organização tende a melhorar e a qualidade não se perde.

Treinamento constante

Quanto mais treinados todos estiverem, maiores as suas chances de serem eficientes durante o período de serviço. Investir em capacitações contínuas é ter mais garantias de que todos estão capacitados e motivados a desempenhar o melhor papel possível.

A atualização de tecnologias e a apresentação de novas técnicas em anestesiologia são grandes aliadas, principalmente quando se quer uma produtividade maior nos atendimentos ao público.

Ter metas e proporcionar prêmios é uma forma interessante de engajar a todos, fazendo com que se empenhem em melhorar todos os dias.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre o sistema de gestão da qualidade (SGQ)

Use a tecnologia a seu favor

Uma instituição que preenche formulários à mão, por exemplo, fatalmente vai ser vítima de erros e de um tempo maior para que tudo seja realizado.

A anestesiologia também pode e deve se servir da tecnologia, automatizando e digitalizando processos diversos, que podem ser executados em um instante pelas máquinas, mas que demoram mais quando são feitos por seres humanos.

Dessa forma, os seus colaboradores podem focar os seus esforços no cuidado com os pacientes, melhorando a sua produtividade e deixando os seus clientes mais satisfeitos, aumentando as chances de retorno em um futuro próximo.

Veja também: Empresas de anestesia: principais impactos da transformação digital na saúde

Para melhorar a sua produtividade, conheça o Volan

O desempenho dos profissionais em anestesiologia pode ser otimizado de forma simples e intuitiva.

Para isso, indicamos o Volan, um aplicativo desenvolvido por profissionais com experiência prática em centros cirúrgicos, que alia a expertise adquirida no dia a dia com a tecnologia, criando um sistema de gestão de empresas médicas.

Acesse agora mesmo e solicite uma demonstração gratuita!