A jornada do paciente é um conceito muito semelhante ao já usado nas empresas conhecido como jornada do cliente, que por sua vez inclui todo o percurso do consumidor com uma determinada marca, desde o seu primeiro contato, até o pós-venda.

Em ambos os casos, são levadas em consideração todas as etapas de divulgação, atração e fidelização, para entender se existe algo neste processo que pode ser melhorado e, posteriormente, oferecer melhores serviços e experiências.

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O que é a jornada do paciente?

De forma resumida, a jornada do paciente trata de todas as interações que o seu cliente tem com um determinado serviço de saúde. Esse processo se inicia desde o primeiro contato e conhecimento da marca, passando por um agendamento de consulta e chegando a uma possível fidelização.

Por que ela é importante para a sua instituição?

Saber e entender qual a jornada do paciente, vai tornar os seus esforços de conquistar a sua atenção mais assertivos, afinal, sabendo onde e o que ele está procurando, fica mais plausível se tornar um facilitador, melhorando a sua experiência através dos seus serviços.

Com isso, pode-se trabalhar em melhorias de processos internos, como um agendamento de exames mais rápido, por exemplo, fazendo com que ele fique mais satisfeito e volte a usar a sua unidade de saúde quando for necessário.

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Os passos da jornada

A área da saúde possui várias especialidades, cada uma com a sua própria jornada do paciente.

Por exemplo, para agendar uma consulta com um ginecologista ou oftalmologista, o percurso é muito simples, já quando a busca é por um tratamento mais complexo, há naturalmente uma trajetória e pesquisa maior por parte do usuário.

Isso acontece por haver uma demanda maior por referências, seja em redes sociais, em pesquisas feitas na internet, pedindo a opinião de conhecidos, etc.

A partir deste ponto existem alguns passos que costumam ser seguidos.

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A busca por soluções

Aqui não estamos falando necessariamente de uma busca para uma doença, mas pode ser também para uma questão particular, como um estilo de vida que o paciente queira ter, por exemplo.

É aqui que ele vai começar a fazer as suas primeiras pesquisas e a colher informações para as suas dúvidas.

Neste momento, o ideal é ter textos informativos publicados em um blog próprio, redes sociais com dados relevantes e demais participações em meios de comunicação, tudo para que, ao pesquisar algum tema relativo à sua área de atuação, o usuário te encontre nas suas buscas.

Primeiro contato

A segunda etapa da jornada do paciente se dá após a conscientização e educação sobre o que ele quer saber e precisa fazer a partir de agora, ou seja, é o momento de ele entrar em contato com a sua unidade.

É primordial que todos os contatos e canais de comunicação disponíveis estejam atualizados e acessíveis, para que o cliente seja atendido assim que solicitar.

O atendimento

O terceiro passo é o atendimento presencial em si, que vai incluir a competência técnica, ética e gentileza de toda a sua equipe, que deve atuar em conjunto para fazer com que a jornada do paciente seja a melhor possível neste nível.

Sua satisfação geral vai ter um grande peso nessa etapa.

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Tratamento e cuidados

Após o diagnóstico, é preciso tratar e acompanhar determinados casos, e a jornada do paciente completa, vai incluir entender e saber como está o seu cliente, mesmo após todos os procedimentos.

Você pode manter contato de várias formas. Algumas delas são: newsletter, e-mail marketing, eventos, etc.

Conheça o Volan

Para acompanhar melhor a jornada do paciente, apresentamos o Volan, um aplicativo de gestão de empresas médicas que vai te auxiliar a avaliar a experiência de cada paciente com os seus serviços.

Após cada atendimento realizado, uma pesquisa é feita com o cliente, para entender se a sua satisfação com todo o processo foi positiva, ou precisa de melhoras.

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