A gestão financeira para médicos é uma iniciativa crucial para a sustentabilidade de clínicas, hospitais e centros de pesquisas. Esse gerenciamento não somente permite a manutenção dos tratamentos fornecidos, mas também garante crescimento a longo prazo.

Embora seja um pilar importante, empresas dos mais diversos segmentos têm dificuldade de manter o controle financeiro e do faturamento. Para se ter uma ideia, as falhas em pagamentos custaram US$ 118,5 bilhões em taxas à economia mundial em 2020, segundo uma pesquisa da Accuity

Como resultado, 80% das empresas afetadas relataram perdas de parceiros e 37% disseram que essa situação impactou no relacionamento com o público. 

Além disso, erros ou ausência de gestão financeira podem trazer graves consequências para os negócios, principalmente quando nos referimos às instituições de saúde, isso porque prejudica diretamente a experiência dos pacientes, gera glosas, minimiza a veracidade das informações e causa prejuízos.

Nesse cenário, para te ajudar a otimizar a gestão financeira para médicos, elaboramos um texto completo com algumas dicas. Continue com a sua leitura e confira!

Leia também: Principais indicadores de desempenho financeiro para a área da saúde

5 dicas de como otimizar a gestão financeira para médicos

Dentre os principais passos para otimizar a gestão financeira para médicos e maximizar a eficiência de uma instituição de saúde, estão:

1. Elabore um planejamento

A base de qualquer área é o planejamento. Por isso, mapeie a sua instituição de saúde, como os fluxos funcionam e a maneira como as coisas ocorrem no momento atual. Com esse levantamento de informações, você conseguirá encontrar gargalos e possibilidades de melhorias.

O próximo passo é padronizar os processos. Ou seja, é necessário que todos os médicos utilizem os mesmos recursos para extrair, imputar, atualizar e consultar informações. O que significa que as guias de faturamento devem seguir um modelo uniforme, assim como agendamentos, preenchimentos dos tratamentos, envios e outros dados. 

2. Tenha um fluxo de caixa transparente e bem organizado

Em seguida, é momento de implementar um fluxo de caixa muito transparente e organizado. Para tal, registre todos os orçamentos que entram e saem da sua clínica, razões e informações envolvidas.

Quanto mais assertivo for esse controle, menores são as chances de erros ou prejuízos, além disso, mais rápido será a extração dos relatórios financeiros mensais, semestrais e anuais.

3. Cuidado com as glosas

Sabemos que as glosas é um dos desafios que mais tiram o sono dos médicos de todas as especialidades. Na prática, elas consistem em faturamentos que, por algum motivo, foram recusados pelas operadoras de saúde, impossibilitando ou atrasando os pagamentos.

Geralmente, as glosas são causadas por erros no preenchimento dessas guias ou atrasos nos envios. Nesse sentido, tenha um gerenciamento eficiente das glosas, garantindo sempre uma operação transparente e menos burocrática, o que reduz as chances de que esse tipo de situação aconteça.

4. Oriente todos os médicos da clínica

Após definir todos os passos citados nos tópicos anteriores, é momento de orientar adequadamente todos os envolvidos nesses processos, como os médicos, assistentes e outros profissionais.

Elabore materiais informativos e os disponha à equipe, assim como garanta que todos os fluxos estão sendo seguidos conforme o planejado.

5. Adote ferramentas que auxiliem na otimização da gestão financeira

Por fim, deixe de lado o controle tradicional. Agendas, planilhas e quadros não são eficientes para a gestão do seu negócio, pelo contrário, geram ainda mais gargalos.

Por essa razão, adote plataformas tecnológicas robustas que sejam capazes de atender às necessidades da sua instituição, assim como otimizar todo o controle interno.

Leia também: Planilha financeira empresarial: como fazer o acompanhamento com o apoio da tecnologia?

Conheça o Volan!

O Volan é um sistema de gestão completo, intuitivo e responsivo específico para empresas e grupos de anestesia.

Contando com um layout simples de mexer, o Volan foi feito para facilitar o cotidiano dos profissionais e possui recursos inovadores que auxiliam em atividades como:

  • Gestão financeira para médicos;
  • Gestão de glosas;
  • Gestão de qualidade e experiência;
  • Gestão de escala dos profissionais;
  • Controle de produção e recebimento de anestesia.

Com o Volan, a sua clínica ou grupo de anestesista alcança maior eficiência, confiabilidade e produtividade, além de diferencial competitivo e sustentabilidade. Quer saber mais? Preparamos uma demonstração gratuita para você! Acesse agora mesmo e solicite a sua!