O acompanhamento dos indicadores de glosas hospitalares é crucial para as instituições de saúde. Na prática, essas métricas estão relacionadas às recusas de proventos dos convênios médicos, geralmente causadas por inconformidades ou erros nas guias de faturamento. 

Esse cenário é bastante problemático e pode trazer uma série de problemas às empresas de anestesia, desde prejuízos financeiros até elevação de custos da operação. 

Por outro lado, o momento atual demanda por otimização e redução de gastos, especialmente com os impactos da COVID-19. 

Para se ter uma ideia, de acordo com um levantamento da Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados), as instituições privadas tiveram uma queda de 60% dos resultados operacionais no ano passado. 

Apenas esse dado já é suficiente para justificar a importância de implementar novas medidas de controle de despesas e, principalmente, melhorar a administração das glosas. Porém, não acaba por aí. Estima-se que a demanda de saúde também vai aumentar. 

Segundo informações do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), os custos envolvendo as assistências médicas das operadoras brasileiras podem chegar a R$ 383,5 bilhões até 2030.

Com todo esse cenário, os indicadores de glosas hospitalares são cruciais para que as organizações de saúde consigam atender as demandas de maneira efetiva e, ao mesmo tempo, controlar os custos. Conheça abaixo as principais métricas e como aplicá-las na sua empresa de anestesia. 

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Conheça os principais indicadores de glosas hospitalares

Na prática, os indicadores de glosas hospitalares podem ser divididos em três bases, são eles:

Indicadores de pagamento

O primeiro ponto para monitorar são as métricas de pagamentos. Geralmente, as glosas apenas são percebidas quando os serviços são faturados, ou seja, quando as guias já estão sob posse dos convênios de saúde para serem pagas. 

Nesse cenário, acompanhar o Tempo médio de pagamento é uma oportunidade de não apenas tornar a relação da empresa de anestesia e outras instituições parceiras mais equilibradas, mas também identificar possíveis erros ou inconformidades que estão causando atrasos na validação desses documentos. 

Mapeamento de glosas

O segundo grupo de indicadores para médicos diz respeito à natureza das próprias glosas. Para controlar melhor essa métrica, é preciso compreender todas as informações necessárias a respeito dela, o que inclui:

  • Percentual de glosa inicial: faturamentos não pagos inicialmente;
  • Percentual de glosa final: faturamentos não pagos no fechamento das guias médicas;
  • Tipos de glosas: Administrativas, Técnicas ou Lineares;
  • Padrões de glosas: se existe uma instituição em que há mais incidências de glosas ou departamentos em que as recorrências são maiores.

Com essas informações, é possível mapear as causas dessas inconsistências e definir ações para corrigir a operação, minimizar erros e potencializar a eficiência desses registros. 

Além disso, pode-se implementar medidas preventivas para garantir alta performance da instituição de saúde a longo prazo. 

Glosas e inadimplências

Por fim, é preciso acompanhar a relação entre o volume de glosas e inadimplências. Nem sempre uma glosa resulta em não pagamento, geralmente, apenas diz respeito a atrasos e retornos das guias de faturamento para análises ou alterações das informações.

Nesse sentido, é essencial acompanhar quaisquer sinais de inadimplências, assim como entender as causas da falta de pagamento. 

Se elas estiverem relacionadas com o volume de glosas, a sua instituição precisa acelerar ainda mais as ações corretivas, de modo a minimizar os impactos e evitar prejuízos financeiros. 

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