Com a aceleração da transformação digital em todo o mercado, cada vez mais instituições de saúde estão investindo em tecnologia com o objetivo de alcançar mais eficiência operacional. Diante desse novo cenário, os gestores também buscam entender o que é saúde 4.0 e como esse processo impacta os fluxos internos. 

Embora a demanda por inovação seja uma tendência, as instituições de saúde ainda são bastante imaturas. Para se ter uma ideia, segundo um levantamento realizado pela Healthcare Information and Management System Society (HIMMS), apenas 9 hospitais brasileiros são considerados totalmente digitais. 

Isso significa que, ao entender o que é saúde 4.0 e implementar essas iniciativas, as instituições conseguem atingir não somente mais efetividade, mas também diferencial competitivo. 

Diante disso, para te ajudar a compreender o significado desse termo, os impactos e como acelerar a transformação digital em sua empresa de anestesia, preparamos este artigo completo. Continue com a sua leitura e confira!

Veja mais: Qual a importância da eficiência operacional na saúde?

O que é saúde 4.0?

Quando pensamos o que é saúde 4.0, precisamos ter em mente, a primeiro momento, que a sociedade nem sempre foi como conhecemos hoje. As tecnologias, ao decorrer dos anos, foram ganhando novas nuances e equipamentos mais inovadores. 

Por sua vez, essa revolução tecnológica não é algo atual e vem acontecendo desde o século XVIII, após a 1° revolução industrial, em que a maneira como a indústria funcionava foi diretamente impactada com o advento dos maquinários a vapor. 

Diante disso, a saúde 4.0 é um conceito que visa unir as inovações tecnológicas aos tratamentos assistenciais, com o objetivo de garantir precisão, qualidade, produtividade e transparência.

Além disso, o uso consciente e ético de ferramentas digitais na saúde pode reduzir custos e potencializar a experiência dos pacientes, além de facilitar constantemente o trabalho dos médicos. 

Você pode se interessar: Como fazer uma boa gestão de dados e informações na saúde?

Quais são as principais tecnologias da 4° revolução na saúde?

Agora que você entendeu o que é saúde 4.0, confira algumas tecnologias que são tendências nesse setor:

  • Big Data;
  • Soluções em Nuvem;
  • Inteligência Artificial;
  • Internet das coisas (IoT);
  • Sistemas de gestão;
  • Prontuário eletrônico do paciente (PEP).

Por que adequar a sua empresa de anestesia à saúde 4.0?

A combinação de tecnologia aos tratamentos e atendimentos, pode promover às empresas de anestesia uma série de benefícios, como:

  • Facilita a coleta e análise de dados;
  • Torna a experiência do paciente mais positiva;
  • Viabiliza uma gestão preventiva e estratégica da instituição;
  • Promove uma comunicação mais clara;
  • Minimiza os riscos de erros;
  • Garante o surgimento de tratamentos cada vez mais inovadores;
  • Valoriza sempre o bem-estar e a segurança do paciente.

Mais lidos do blog: Quais são os pilares da gestão de qualidade em saúde e como otimizar?

Como acelerar a transformação digital na sua empresa de anestesia?

Para acelerar a transformação digital em uma empresa de anestesia, é crucial mapear a operação e identificar os gargalos atuais, assim como as áreas ou processos que podem ser otimizados.

Com base nessas informações, é preciso elaborar um planejamento robusto, detalhado e criterioso, que considere como, quando e por que a sua instituição inovará determinados fluxos. Nesse quesito, é preciso estabelecer objetivos, como é o caso da redução de custos ou aumento da eficiência.

Em seguida, é necessário buscar ferramentas apropriadas, que sejam adequadas à sua empresa de anestesia. Nesse processo, analise as características da tecnologia e recursos, assim como suporte oferecido e experiência do provedor. 

O Volan é um sistema de gestão específico para empresas e grupos de anestesia que pode ajudar a sua instituição a acelerar a transformação digital.

Consistindo em uma ferramenta intuitiva e responsiva, o Volan pode ser utilizado tanto por ambientes da web quanto por dispositivos móveis, e permite o gerenciamento completo da operação, desde os atendimentos até o controle financeiro, administração do recebimento de anestesia e gestão de experiência e qualidade.

Com o Volan, a sua empresa ou grupo de anestesia estará pronta para não somente entender o que é saúde 4.0, mas também para combinar com maestria os melhores recursos tecnológicos e garantir eficiência, produtividade e assertividade na operação.

Quer saber mais? Acesse agora mesmo e solicite uma demonstração gratuita!