A transformação digital fortaleceu algumas iniciativas organizacionais, como é o caso da aplicação da inteligência de dados para controle de processos, visualização de indicadores e tomada de decisões estratégicas.

Além disso, o uso de dados impacta a produtividade, especialmente no concerne ao aumento da qualidade dos serviços, atendendo diretamente a demanda atual por eficiência e diferencial competitivo.

Para termos uma ideia, uma pesquisa realizada pela Experian revelou que 8 em cada 10 empresas disseram que a adoção de ferramentas que utilizam inteligência de dados aumentou durante a pandemia. Entre as empresas brasileiras que mais investem no recurso, destaca-se o setor de saúde

Mas, afinal de contas, o que é inteligência de dados e como implementar esse processo na saúde? O artigo de hoje irá responder este questionamento e mostrar os benefícios das ferramentas de dados para decisões estratégicas.

Você pode gostar: Qual a importância da eficiência operacional na saúde?

O que é inteligência de dados?

A inteligência de dados, ou Business Intelligence (BI), é um processo que associa a análise de informações para decisões estratégicas, com foco no impulsionamento de resultados. Ou seja, o objetivo é promover insights a partir de métricas que colaboram com o desenvolvimento de ações eficientes para aumento da produtividade e lucratividade.

Para isso, a inteligência de dados utiliza sistemas altamente tecnológicos, com capacidade para importar, gerar e coletar informações preciosas, que definem novas iniciativas operacionais.

No âmbito da saúde, essa iniciativa é bastante promissora, pois ela ajuda na verificação de alterações diagnósticas, bem como informações diferenciadas, que podem contribuir com futuras pesquisas e desenvolvimento de curas.

Além do mais, com a inteligência de dados, é possível ter uma noção mais abrangente sobre características populacionais, porcentagem de doenças, infecções, entre outros.

Leia mais: Como fazer uma boa gestão de dados e informações na saúde?

Como aplicar a inteligência de dados na saúde?

Diante da precisão da inteligência de dados, muitas organizações da área da saúde buscam soluções para implementar sistemas tecnológicos, com capacidade para compartilhamento de informações estratégicas. Mas, para que haja uma estrutura completa de soluções BI, vale a pena conferir algumas ações de aplicação:

Avalie os processos de BI Operacional

O BI Operacional consiste na realização de uma sumarização quantitativa para avaliação da rotina de atividades, como agendamento de consultas, tempo médio de espera dos pacientes, quantidade de atendimentos, entre outros.

Acompanhe os processos de BI Tático

Indo além do aspecto quantitativo, o BI Tático orienta-se pelas operações de apoio, que criam uma organização a partir de análises mais qualitativas, como perfis dos clientes. Aqui, é possível desenvolver novos processos, já que as informações obtidas permitem um direcionamento dos serviços.

Veja também: 5 razões para implementar um software de gestão para médicos

Conte com ferramentas tecnológicas

A aplicação da inteligência de dados só é possível por intermédio das ferramentas tecnológicas. Sendo assim, vale a pena procurar por recursos capazes de satisfazer as necessidades do seu consultório, clínica ou hospital e que, ao mesmo tempo, oferecer o compartilhamento de informações estratégicas.

Conte com a Volan para a inteligência de dados em saúde!

A Volan é um aplicativo específico para empresas e grupos de anestesia, que contribui com o gerenciamento de atividades para médicos, incluindo a gestão de atendimentos, mapeamento de falhas, controle de equipes e muito mais!

O Volan é intuitivo e responsivo, facilitando o cotidiano das operações, e conta com um poderoso BI, que sistematiza todos os dados e emite relatórios completos, detalhados e simples de analisar, garantindo melhores tomadas de decisões e acompanhamento efetivo da instituição.

Com o nosso recurso, você tem em mãos a inteligência de dados para aplicar na sua operação. Quer saber mais? Faça uma demonstração gratuita agora mesmo!