Com as altas demandas do setor, diversas instituições estão buscando maneiras de como aumentar o faturamento da empresa de anestesia, com o objetivo de não apenas atingir diferencial competitivo, mas também melhorar o desempenho a curto, médio e longo prazo. 

O faturamento, de maneira geral, consiste nas receitas totais recebidas pela sua instituição em um determinado período e está diretamente ligado à saúde financeira da organização. 

Para tal, é realizada uma análise das contas médicas e os recursos utilizados em determinados procedimentos que, por sua vez, são enviados às operadoras de saúde para efetuar o pagamento do serviço. 

Na prática, esse indicador é crucial para mostrar a performance da instituição em um intervalo de tempo, assim como possíveis deficiências e oportunidades de otimização, que permitam constantes melhorias.

Mas, afinal, você sabe como aumentar o faturamento da empresa de anestesia? Separamos algumas boas práticas simples que podem te ajudar a melhorar os resultados da sua instituição. Confira!

Você pode se interessar: Como o sistema de faturamento facilita o controle de empresas de anestesia?

Como aumentar o faturamento da empresa de anestesia?

Dentre as principais iniciativas que podem auxiliar em como aumentar o faturamento da empresa de saúde estão:

Faça um mapeamento de despesas

O primeiro passo para aumentar o faturamento de uma instituição de saúde é entender exatamente quanto custa a operação. 

Ou seja, quais são os valores gastos com medicamentos, equipamentos e manutenção de toda a instituição, assim como custos envolvidos na atuação dos médicos e outros.

Esse tipo de análise não ajuda somente a organizar o fluxo de caixa, mas também a precificar corretamente os seus tratamentos e a ter uma gestão financeira muito mais eficiente, que permita previsibilidade de gastos.

Tenha uma boa gestão financeira

Por falar em gestão financeira, é preciso ter um controle muito estratégico de todos os custos da operação, sempre registrando devidamente as movimentações de caixa e os atendimentos prestados. 

É com esse processo que as empresas de saúde conseguem identificar despesas desnecessárias e, com isso, minimizar gastos, aumentando o desempenho financeiro da instituição. 

Valorize a experiência do paciente

Não podemos falar sobre como aumentar o faturamento da empresa de anestesia sem falar a respeito da experiência do paciente. 

De modo geral, esse indicador não está apenas relacionado a prestar um serviço de qualidade e garantir um tratamento adequado, embora esse seja um aspecto fundamental, mas também ao envolvimento do paciente nas ações realizadas, acompanhamento de familiares, comunicação e empatia por parte dos profissionais.

Quando a experiência do paciente é valorizada, ele passa a confiar na sua instituição e nos seus médicos, o que pode gerar indicações e, até mesmo, retenção, caso ele precise de outro atendimento no futuro. 

Leia mais sobre o assunto: Atendimento humanizado: Importância e como adotar no seu grupo de anestesia?

Conte com a tecnologia

Por fim, não há maneiras de colocar essas boas práticas em ação sem contar com a tecnologia. É fundamental adotar um sistema qualificado e robusto que, porém, seja simples de usar. 

No momento de escolher a melhor ferramenta, leve em consideração também a experiência da empresa provedora e o suporte oferecido, de modo a minimizar os riscos de erros e gargalos na gestão de processos. 

Conte com o Volan!

O Volan é um aplicativo de gestão específico para anestesistas. Contando com um layout intuitivo e totalmente responsivo, o Volan é conhecido como um sistema muito fácil de usar e que simplifica a gestão de processos cotidianos desta operação.

Com funcionalidades robustas, o Volan auxilia em:

  • Gestão de faturamento e desempenho financeiro;
  • Gestão de glosas;
  • Gestão dos atendimentos;
  • Gestão de qualidade  e experiência.

Desse modo, o Volan garante à sua empresa ou grupo de anestesia qualidade, eficiência e gerenciamento baseado em dados. Além disso, acelera a transformação digital e garante diferencial competitivo. 

Quer saber mais como aumentar o faturamento da empresa de anestesia com o Volan? Acesse agora mesmo e solicite uma demonstração gratuita